Notícia

Agrolink

Sistema de raio X pioneiro em veterinária (1 notícias)

Publicado em 16 de julho de 2009

Agência FAPESP – Acaba de entrar em operação o mais novo equipamento de radiografia computadorizada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), que melhora a capacidade diagnóstica por imagens dos mais de 45 mil casos atendidos anualmente na unidade.

Segundo Enrico Lippi Ortolani, vice-diretor da FMVZ, a primeira novidade do equipamento é dispensar a utilização de repetidas chapas de filmes de raio X para se obter as radiografias. O sistema permite o uso de uma única chapa, que pode ser reutilizada centenas de vezes.

“Toda imagem obtida é integrada a um sistema de computador, possibilitando a sua armazenagem e manipulação para evidenciar maiores detalhes. A qualidade da radiografia também é superior à convencional e as imagens podem ser impressas em papel e disponibilizadas, por exemplo, pela internet. Isso evita que ocorra contaminação ambiental provocada pela presença de metais pesados em filmes de raio X descartados e nos líquidos de revelação das chapas”, disse à Agência FAPESP.

Outra vantagem do sistema é a menor exposição de usuários e dos animais à radiação, diminuindo essa emissão em 20%.

O novo aparelho está instalado no Departamento de Cirurgia da FMVZ-USP, sob responsabilidade da professora Ana Carolina Fonseca Pinto. O conjunto de equipamentos custou R$ 270 mil e foi adquirido com apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio a Pesquisa – Regular e complementado com parte da reserva técnica destinada à unidade.