Notícia

Celulose Online

Sistema da Athena auxilia empresas certificadas

Publicado em 02 agosto 2006

Fonte: Evelyn Araripe (Assessoria de Comunicação da Athena Recursos Florestais)Após dois anos e meio de estudos e desenvolvimento, a Athena Recursos Naturais finalizou no mês de maio um novo módulo: o Monitor. Trata-se de um sistema que permite o desenvolvimento, organização e manutenção de índices chave de desempenho (key performance indicators) essenciais para a gestão eficiente e para o balizamento eficaz de processos corporativos de tomada de decisão.
A utilização de recursos naturais, como o solo, a água, o ar e a vegetação, especialmente quando voltados para a produção florestal, necessita ser monitorada para evitar desperdícios, aumentar rendimentos e impedir a exaustão de recursos naturais. A produção de bens e serviços deve ser sustentável no longo prazo e para isso o monitoramento contínuo dessas atividades é essencial.
Assim, a Athena reuniu profissionais e pesquisadores especializados no desenvolvimento de sistemas de gestão de recursos naturais, para desenvolver um sistema de monitoramento ambiental, sócio-econômico, de produção e operacional que atendesse às reais necessidades dos seus clientes.

Histórico
O sistema Monitor apresenta uma nova abordagem, e reúne características e conceitos que há pouco tempo passaram a influenciar as atividades e o desempenho das empresas ligadas ao uso dos recursos naturais.
A idealização desse sistema tem origem no trabalho de mestrado da Engenheira Florestal Tatiana Mahalem do Amaral, orientada pelo Prof. Luiz Carlos Estraviz Rodriguez da ESALQ/USP e desenvolvido entre 2000 e 2002. Naquele exercício, o trabalho procurou integrar o manejo florestal e o manejo de bacias hidrográficas através de indicadores, entre eles o deflúvio, que se mostraram significativos ao alterar fortemente os planos de colheita e o fluxo de produção de madeira resultante.
A partir desse trabalho, Tatiana Amaral e Luiz Rodriguez amadureceram a idéia de desenvolver um sistema de gestão baseado em indicadores chave de desempenho. Esse sistema deveria se basear no monitoramento de dados e informações que reflitam as condições dos recursos naturais e dos impactos ambientais e sócio-econômicos provocados pelas atividades gerenciadas.
A implantação do projeto ocorreu em duas fases e contou com o apoio do programa PIPE (Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
A primeira fase durou seis meses e avaliou a viabilidade e o grau de inovação da idéia, resultando num plano de negócios e no desenvolvimento de um primeiro protótipo do produto. Participaram dessa fase as empresas Ecoflorestal/Precious Woods — PA e Aracruz/Riocell.
Segundo Tatiana, "após esta primeira fase, a impressão das duas empresas participantes foi muito boa em relação ao sistema Monitor e percebeu-se que existe, para esse sistema, uma demanda muito importante que pode atender as necessidades de quem procura ou já possui a certificação FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) e daqueles que precisam organizar informações estratégicas e os indicadores monitorados".
A segunda fase do projeto teve duração de dois anos, e dela participaram as empresas Ecoflorestal/Precious Woods — PA e Faber Castell. Foi nessa fase que a atual versão do módulo Monitor foi desenvolvida e que novas especificações propostas pelas empresas participantes para a "gestão guiada pelo desempenho" foram incorporadas ao sistema.
Tatiana explica que "nas empresas PW e Faber, onde o sistema está implantado, os gestores e responsáveis por este projeto gostaram muito do resultado final, que superou a expectativa prevista".

Início com bons resultados
Segundo Tatiana, a utilização do Monitor já está trazendo benefícios e empresas que antes faziam esse controle em planilhas usam agora o Monitor, uma ferramenta muito mais adequada que garante a realização das rotinas de cálculo do indicador, de distribuição, de controle, de análise e de adoção de medidas corretivas.
A Athena tem como objetivo futuro, explorar o potencial de uso desse sistema em outros setores da economia, como alimentação, mineração, petroquímico etc. Por enquanto, o foco da equipe de desenvolvimento do Monitor é a sua consolidação na área florestal.A Conferência Athena 2006, agendada para os dias 7 a 11 de agosto, oferecerá um "mini-curso" gratuito sobre o módulo Monitor e os participantes poderão conhecer e entender melhor o funcionamento desta inovadora ferramenta de gestão.