Notícia

FuniBlogs – FUNIBER (Espanha)

Sistema computacional analisa rendimento cognitivo de esportistas

Publicado em 23 novembro 2019

Pesquisadores no Brasil desenvolveram um sistema para avaliar o rendimento cognitivo de esportistas, e instrumentos para melhorá-lo

Pesquisadores de diferentes áreas se associaram para desenvolver métodos computacionais capazes de avaliar e treinar o rendimento cognitivo. Os pesquisadores contaram com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo (FAPESP), no Brasil, para o desenvolvimento dos sistemas.

Os resultados já foram aplicados em atletas de clubes de futebol brasileiro, como o time que recentemente ganhou o campeonato brasileiro, Palmeiras. Mas o estudo foi aplicado no grupo de jogadores de futebol sub 17. Os resultados mostraram um aumento de 14% no nível de atenção e de 20% na quantidade de ações ofensivas, em comparação com o grupo de jogadores que não usaram o sistema.

Segundo Caio Margarido Moreira, doutor em comportamento e cognição da Universidade de Gotinga  (Alemanha), e um dos pesquisadores do projeto, um jogador de futebol deve tomar em média 6 mil decisões durante os 90 minutos de jogo.

A capacidade de concentração pode favorecer a que se tomem as decisões mais adequadas, em curto tempo. “O rendimento físico dos atletas está equiparando-se cada vez mais. São as milhares de decisões que tomam no campo esportivo o que definem se sairão vitoriosos ou não”, explica.

Os pesquisadores desenvolveram um sistema capaz de avaliar o tempo de reação, uso de visão periférica, nível de atenção, controle de impulsividade e a agilidade nas decisões tomadas a partir das respostas de diferentes estímulos visuais.

O projeto desenvolveu um banco de dados com rendimento de esportistas profissionais e amadores de diferentes modalidades, e também segundo as diferentes fases de desenvolvimento. A partir destas referências, pode-se analisar um perfil cognitivo da pessoa que está sendo avaliada e determinar potencialidades de melhora.

FUNIBER patrocina o Mestrado em Otimização em Rendimento Esportivo para oferecer aos profissionais interessados em melhorar os conhecimentos sobre o rendimento dos esportistas, ferramentas para a avaliação e o treinamento esportivo.

Fontes:

Un método de entrenamiento cognitivo puede mejorar el rendimiento de los atletas

Método de treinamento cognitivo pode melhorar a performance de atletas

Foto: Todos os direitos reservados