Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Sistema aproveita água da chuva

Publicado em 26 janeiro 2005

A cena é bastante conhecida. As chuvas de verão provocam alagamentos em vários pontos da cidade, mas muitos bairros não têm água nas torneiras por conta da escassez nos reservatórios. Se parte desse líquido, em vez de escorrer para as galerias pluviais, for coletada, armazenada e utilizada para regar plantas, lavar calçadas, pátios e veículos ou ainda como descarga em vasos sanitários, o fluxo de água para os córregos e rios vai diminuir. Dessa forma, o número de enchentes e de alagamentos seria, com certeza, menor.
Partindo desse princípio, pesquisadores da USP, coordenados pelo professor Racine Araújo Prado, resolveram projetar um sistema de coleta e aproveitamento de água de chuva no Centro de Técnicas de Construção Civil da universidade. O sistema pode ser usado em vários tipos de construção, com poucos investimentos.
Para eliminar a primeira água de lavagem do telhado, os pesquisadores montaram um sistema que possui dois reservatórios, um pequeno, que coleta e despreza automaticamente a chuva suja dos primeiros minutos, e um grande, utilizado para armazenar efetivamente o líquido. Assim que o pequeno fica cheio é fechado por uma bóia e o maior começa a receber a água.
Um filtro colocado nas calhas retém folhas, galhos e outras sujeiras e impede o entupimento das tubulações. (Agência FAPESP)