Notícia

AgroAgenda

Simtec difunde novas tecnologias com palestras do Simbio, Simcoger e Simantec

Publicado em 06 julho 2007

Uma das principais novidades do Simtec 2007 será o aprofundamento das abordagens técnicas e as divulgações das novas tecnologias do setor. A grade de palestras do Simtec se completa com a programação de eventos paralelos como o Simbio (Simpósio de Biotecnologia em Etanol e Biodiesel), Simcoger (Simpósio sobre Co-geração de Energia) e Simantec (Simpósio sobre Manutenção e Tecnologias Industriais).

A Coordenação do Simtec explica que para adaptar a ampliação da programação, as palestras ocorrerão também no período da manhã. "O aumento dos temas e palestrantes exigiu novos horários. Para atender da melhor forma possível o público, organizamos as apresentações também no período matutino", afirma o coordenador José de Jesus Vaz, que reforça o início do Simtec às 14 horas. "O parque de exposição estará aberto ao público das 14 às 21 horas". Somente o pavilhão de palestras funcionará no período da manhã", informa.

A grade de palestras do Simtec 2007 - todas gratuitas e abertas ao público - já tem confirmações de importantes instituições de pesquisa e convidados do exterior. José Vaz destaca que o simpósio receberá especialistas como Marcos Junk (pesquisador e atual presidente da Unica); João Alziro Herz da Jornada (Presidente do Inmetro), representantes do Nist (National Institute of Standards and Technology) — que trabalham juntos na padronização do etanol Brasil/USA; Luís Carlos Elias (secretário de Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia); Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor científico da Fapesp — Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); Carlos Pacheco (secretário adjunto de Desenvolvimento do Estado de São Paulo) entre outros. Do exterior, estão previstas várias participações como de David Cox (palestra "Novas tendências para empreendimentos do setor sucroalcooleiro); Masanobu Aizawa (palestra "Membrana molecular para desidratação alcoólica") entre outros.

Prêmio Simbio Jovem Pesquisador

Com o objetivo de valorizar e estimular a produção acadêmica focada no avanço de pesquisas em áreas estratégicas da biotecnologia para biocombustíveis, o Simtec 2007 sediará, no dia 18 de julho, a entrega do Prêmio Simbio Jovem Pesquisador — uma das novidades desta edição e que promete contribuir para o fomento da pesquisa científica.

Amparo em três eixos temáticos — "Políticas Públicas: Desenvolvimento e Regulação"; "Avanços em P&D, I para Produção de Biomassa" e "Avanços em P&D, I Industrial: Novos Processos e Produtos", o vencedor do Prêmio Simbio Jovem Pesquisador será definido pelo Comitê Científico, composto por representantes da Área de Políticas Públicas e Regulação (Edílson Pedro — DPCT e Leila Macedo Oda — ANBio); Área Industrial (Jaime Figuerut — CTC e Jorge Hori — Esalq) e Área Agrícola (Eduardo Romano - Embrapa e Marcos Landell — IAC).

Os critérios de Seleção serão Relevância Científica, Social e Política; Consistência teórica e Metodológica; Estágio de Desenvolvimento e Aplicabilidade Tecnológica e Econômica. O trabalho vencedor receberá prêmio de R$ 3.000,00 e terá publicado na íntegra o artigo acadêmico escolhido pelo comitê científico. As inscrições terminaram no dia 20 de junho e exigiram trabalhos originais de investigação, experimental ou teórica. O material deveria ser inédito e nunca antes publicado em congressos ou revistas.

O Prêmio Simbio Jovem Pesquisador é uma realização da Fealq (Fundação de Estudos Agrários "Luis de Queiroz", com organização da empresa Rao Usina de Eventos e apoio do Simtec, Ministério da Ciência e Tecnologia, Sebrae e CNTBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança).

Agroagende-se:

Simtec 2007 - Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira

Local: Engenho Central — Piracicaba - SP

Site oficial: www.simtec.com.br

Telefone: (19) 34.17.8604

Data: 17 a 20 de julho de 2007

Clique aqui e confira as informações publicadas no AgroAgenda!

Fonte: Assessoria de Imprensa Simtec 2007 / Luciane Anhão