Notícia

Gazeta de Piracicaba

Simtec 2007

Publicado em 12 julho 2007

Simpósio, que acontece no Engenho Central, receberá especialistas do Brasil e do exterior


Estão a todo vapor os preparativos para o Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira), que acontece de 17 a 20 de julho, no parque do Engenho Central. A cidade já está com placas indicativas do local do evento, para orientar os visitantes, e os expositores iniciaram a montagem dos estandes.

Este ano a novidade será o aprofundamento das abordagens técnicas e as divulgações das novas tecnologias do setor. A grade de palestras do Simtec se completa com a programação de eventos paralelos como o Simbio (Simpósio de Biotecnologia em Etanol e Biodiesel), Simcoger (Simpósio sobre Co-geração de Energia) e Simantec (Simpósio sobre Manutenção e Tecnologias Industriais).

A coordenação do evento explica que para adaptar a ampliação da programação, as palestras ocorrerão também no período da manhã. "O aumento dos temas e palestrantes exigiu novos horários. Para atender da melhor forma possível o público, organizamos as apresentações também no período matutino", afirma o coordenador José de Jesus Vaz, que reforça o início do Simtec às 14 horas. "O parque de exposição estará aberto ao público das 14 às 21 horas". Somente o pavilhão de palestras funcionará no período da manhã", informa.

A grade de palestras do Simtec 2007 - todas gratuitas e abertas ao público - já tem confirmações de importantes instituições de pesquisa e convidados do exterior. José Vaz destaca que o simpósio receberá especialistas como Marcos Junk (pesquisador e atual presidente da Unica); João Alziro Herz da Jornada (Presidente do Inmetro), representantes do Nist (National Institute of Standards and Technology) - que trabalham juntos na padronização do etanol Brasil/USA; Luís Carlos Elias (secretário de Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia); Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor científico da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); Carlos Pacheco (secretário adjunto de Desenvolvimento do Estado de São Paulo) entre outros. Do exterior, estão previstas várias participações como de David Cox (palestra "Novas tendências para empreendimentos do setor sucroalcooleiro); Masanobu Aizawa (palestra "Membrana molecular para desidratação alcoólica") entre outros.


Acesso

O acesso ao parque de exposições ocorrerá mediante convite disponível com os expositores do Simtec 2007. Os demais interessados devem efetuar o cadastro antecipado pela Internet. Nos dias do evento, a entrada custará R$ 10,00 para visitantes não pertencentes ao setor sucroalcooleiro ou sem convite. Não é permitida a entrada de menores de 16 anos - mesmo acompanhados dos pais. Toda a renda será revertida ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Piracicaba.

Uma das áreas já definidas para o estacionamento dos visitantes do Simtec 2007 será a Ponte Pênsil. Bolsões na Ponte do Morato e Parque do Mirante contemplarão os expositores. O estacionamento custará R$ 10,00 por veículo (com segurança e seguro inclusos).


Notáveis de Piracicaba

Na próxima terça-feira (17), a partir das 21h30, no Spazio Di Fatto, a revista Visão da Agroindústria homenageará empresas, indústrias, usinas do Estado de São Paulo e os "Notáveis de Piracicaba".

O "Prêmio VisãoAgro Paulista-2007" tem sua origem do já consagrado evento nacional Prêmio Visão da Agroindústria e em sua primeira edição conta com patrocínio da Coplacana, Simespi, Ciesp e Acipi; apoio do Simtec e Esalq/USP e organização da AR Empreendimentos - Marketing e Eventos.

Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Grupo Cosan, será homenageado como "Persona Notável". Recebem o Prêmio VisãoAgro Paulista - 2007: Pedro Isamo Mizutami - Vice-presidente do Grupo Cosan; João Guilherme Sabino Ometto - Usina Iracema; Valdemir Antonio Furlan - Usina Furlan; Eduardo José Faria - Usina São José; Caio Mathiessen Gudmon - Agropecuária Capuava; Dovilio Ometto - Dedini Indústrias de Base; Narciso Gobin ("in memoriam") - NG Metalúrgica; José Alcides Gobbo - Painco Indústria e Comércio; Roberto Dedini - Mausa S/A Equipamentos industriais; Teodoro Parashiva - Case; Alvaro Augusto Trindade Vargas - Bioagri; Natal Garcia - Presidente da Caterpillar; Luciano Santos Tavares de Almeida - Secretário da Indústria e Comércio da Prefeitura de Piracicaba; Antonio Carlos de Mendes Thame - deputado federal e Barjas Negri - prefeito de Piracicaba.


Serviço

Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira

Local: Engenho Central - Piracicaba - SP

Site oficial: www.simtec.com.br

Telefone: (19) 3417-8604

Data: 17 a 20 de julho de 2007

Foco: Setor sucroalcooleiro, fornecedores de serviços, fornecedores de insumos industriais e agrícolas, fabricantes de equipamentos industriais de plantio, colheita e industrialização da cana-de-açúcar, álcool, açúcar e biodiesel.

Público-alvo: Industriais e agricultores do setor sucroalcooleiro do Brasil e do exterior e outros que utilizam as máquinas e equipamentos relacionados ao setor; pesquisadores; empresários, consultores, entre outros.