Notícia

Terra da Gente

Simpósio sobre diversidade marinha

Publicado em 10 abril 2012


O 1º Simpósio sobre Gestão de Dados Marinhos será realizado nesta quarta (11) e quinta-feira (12), na Fapesp, em São Paulo. O encontro pretende debater formas de organizar e sistematizar o conhecimento científico sobre a biodiversidade marinha e costeira do Estado de São Paulo, para integração de pesquisas na área. O simpósio é organizado pelo Programa Biota-Fapesp.

Pesquisadores da USP, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de outras dez instituições da Bélgica, Estados Unidos, Irlanda, Argentina e Noruega estão entre os participantes. Eles vão discutir a possibilidade da criação de um banco de dados e de propostas de temas de pesquisa da biodiversidade marinha ainda não explorados.

O simpósio vai apresentar resultados recentes de pesquisas na área e apontar possibilidades para pesquisa no ambiente marinho brasileiro para cientistas do País ou para projetos desenvolvidos internacionalmente. A pesquisadora do Instituto de Biociências da USP e membro da coordenação do simpósio, Mariana Cabral, afirma que uma necessidade atual é aumentar o acesso a informações como dados geológicos, climáticos e físicos da biodiversidade marinha.

Segundo Luis Conti, pesquisador da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e um dos coordenadores do encontro, incentivar a integração de estudos em diferentes áreas é a questão principal a ser discutida, como forma de entender a distribuição das espécies e sua conservação.

O planejamento de bancos de dados integrados sobre a biodiversidade marinha vai ser discutido em sessões com representantes de duas das maiores bases de dados em funcionamento: o Ocean Biogeographic Information System (OBIS) e o Marine Biodiversity and Ecosystem Functioning (MarBEF).