Notícia

Vitruvius

Simpósio Regional - A Ferrovia e a Cidade

Publicado em 13 fevereiro 2008

Campinas, acontece 14 e 15 de fevereiro de 2008   

Vimos pelo presente convidá-lo para o I Simpósio Regional - A Ferrovia e a Cidade, nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2008, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, av. Anchieta, 200 - Centro.

O evento é fruto de finalização do Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas da Fapesp, iniciado em 02/07/2003, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e coordenado pelo Grupo de Pesquisa Civitas, hoje Instituto de Pesquisa Civitas-Campinas, sob o título: O papel dos leitos, pátios, e conjuntos edificados ligados às ferrovias na estruturação urbanística e nas políticas públicas para o município e Região Metropolitana de Campinas.

As ferrovias e a máquina a vapor mudaram a paisagem urbana das cidades do ocidente a partir do século XIX, os impactos econômico, social e cultural estão registrados na literatura do período, apesar de poucas referências bibliográficas diretas sobre a dimensão urbanística das ferrovias, suas marcas são evidentes no tempo e espaço da cidade industrial à metrópole contemporânea.

Campinas constrói significativo parque ferroviário a partir do último quarto do século XIX até o início da primeira República, cinco empresas ferroviárias, uma de bondes urbanos, três pátios de manobras, parque industrial constituído por várias oficinas e fundições, seis bairros de operários de ferroviários, 120 km de leitos dentro do município, 654.000m² de área útil para oficinas e manobras.

Este acervo foi envolvido pela expansão das áreas edificadas, sendo que hoje os pátios ocupam boa parte do centro histórico e os leitos conectam este centro aos principais bairros e aos principais municípios da Região Metropolitana. Esta realidade visível é espaço de abandono pela obsolescência e desativação urbanas. Sua importância transita pela memória coletiva, valor e patrimônio histórico nacional, além de estar profundamente comprometido com o modelo de futuro urbanístico pretendido pelo Município e Região Metropolitana.

O Simpósio, através das várias temáticas a serem apresentadas (descritivo abaixo) pretende detalhar e dialogar com especialistas e com a cidade o significado e o destino deste imenso acervo, concluindo a pesquisa de políticas públicas em relatórios a serem oferecidos ao Município e a Cidade de Campinas, além de propor ações de políticas públicas como este evento, a constituição do Instituto de Pesquisa Civitas e encaminhar cópia aos Poderes Públicos constituídos.

É um pequeno presente, fruto do esforço de estudantes, de pesquisadores e especialistas, que trabalharam durante cinco anos por paixão à Cidade e na crença da possibilidade de construção de um Planeta melhor. 

Programação

Quinta feira, 14/02

9h - Abertura

Vicente Andreu Guillo (Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campinas — Seplama) - Coordenação do Instituto Civitas

Mesa: membros do Instituto Civitas

10h - Mesa: A dimensão urbanística

Convidado: Prof. Dr. Cândido Malta Campos Filho (Universidade Estadual de São Paulo)

Integrantes do Civitas: Arq. MSc. Rosana Guimarães Bernardo, Arq. Dr. Luiz Cláudio Bittencourt, Eng. MSc. Sarah Maria Monteiro

14h - Mesa: A questão fundiária, patrimônio histórico e critérios de restauro

Convidados: Prof. Dr. Murillo Marx (Universidade Estadual de São Paulo) e Prof. Dra. Regina Andrade Tirello (Universidade Estadual de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas)

Integrantes do Civitas: Adv. Esp. Janaína Barbosa de Carvalho, Arq. MSc. Patrícia Ceroni Scarabelli, Hist. MSc. Deise Ribeiro

Sexta feira, 15/02

10h - Mesa:  A dimensão econômica e a questão ambiental

Convidados: Prof. Dr. Paulo de Martinho Jannuzzi (Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública - Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e Profa. Dra. Ana Cláudia Camargo de Lima Tresmonti (Universidade Estadual de Campinas, Unipinhal e Unisal)

Integrantes do Civitas: Econ. Dr. Josmar Cappa, Adv. MSc. Andréa Struchel, Eng. MSc. Sylvia Teixeira, Eng. MSc. Sarah Maria Monteiro

14h - Mesa: A urbanização dispersa

Convidado: Prof. Nestor Goulart Reis Filho (Universidade Estadual de São Paulo)

Integrantes do Civitas: Arq. MSc. Rosana Guimarães Bernardo, Arq. Dr. Luiz Cláudio Bittencourt, Eng. MSc. Sarah Maria Monteiro

Encerramento: integrantes do Civitas

As inscrições são gratuitas.

Data e horário

Dias 14, a partir das 9h e 15 de fevereiro, a partir das 10h

Local

Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas

Av. Anchieta, 200 — Centro