Notícia

USP Eventos

Simpósio na USP em Ribeirão Preto discute pobreza, vulnerabilidade social e saúde

Publicado em 03 agosto 2018

Por Vladimir Tasca

Determinantes sociais da saúde e vulnerabilidade social serão temas de simpósio na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP nos dias 20 e 21 de agosto, das 8h30 às 17 horas. O simpósio Determinantes Sociais de Saúde, Proteção Social e Intersetorialidade: desafios para o enfrentamento das iniquidades sociais nos territórios será no Espaço de Eventos da FMRP, campus da USP em Ribeirão Preto.

O evento pretende abordar várias temáticas relacionadas à pobreza e a vulnerabilidade social no município de Ribeirão Preto e, além disso, discutir os resultados preliminares da pesquisa Rede de Atenção Primária intersetorial para Enfrentamento das Iniquidades Sociais nos Territórios. O estudo é coordenado pela professora Regina Célia Fiorati, da FMRP, em parceria com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP e Universidade Autônoma de Madri, Espanha, e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O objetivo da pesquisa foi identificar ações intersetoriais entre a Atenção Básica à Saúde e a Proteção Social Básica da Assistência Social voltadas ao enfrentamento de iniquidades sociais que têm forte impacto na saúde de pessoas e populações, bem-estar e qualidade de vida dos habitantes de territórios pobres.

O encontro é gratuito, aberto ao público e não exige inscrições.