Notícia

Brasilagro

Simpósio internacional sobre gaseificação de biomassa e termoenergia

Publicado em 14 setembro 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizarão, na próxima segunda-feira, 17 de setembro, a partir das 8h30, um simpósio internacional sobre gaseificação de biomassa e termoenergia. O evento reunirá pesquisadores brasileiros e de renomados órgãos de pesquisa da Alemanha, Suécia, Reino Unido e Austrália.

Inserido no Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), o evento discutirá tecnologias e processos para a projeção e operação de plantas piloto destinadas à gaseificação de biomassa, como a que a FAPESP e o IPT, em parceria com outras instituições, irão instalar na região de Piracicaba-SP.

O objetivo do projeto em Piracicaba é viabilizar um processo completo de gaseificação de biomassa em escala piloto. A construção da unidade piloto, de 500 kg/h, deverá durar três anos, com dois anos subsequentes de operação e desenvolvimento tecnológico.

Os palestrantes confirmados para o evento são: Glaucia Mendes Souza (IQ-USP e FAPESP), Fernando Landgraf (IPT), Eckhard Dinjus (Karlsruhe Institute of Technology, Alemanha), Rikard Gebart (Energy Technology Center, Suécia), Lars Waldheim (Waldheim Consulting, Reino Unido), Bernd Meyer (TU Bergakademie Freiberg, Alemanha), David Harris (CSIRO, Austrália) e Luiz A. Horta Nogueira (Universidade Federal de Itajubá).

O simpósio será realizado no Auditório da FAPESP, na Rua Pio XI, 1500, Lapa, São Paulo-SP.

Mais informações: FAPESP - Gerência Adjunta de Eventos, Tel.: (11) 3838-4216/4362,meletti@fapesp.br