Notícia

Portal São José dos Campos

Simpósio internacional debaterá integração entre corpo, mente e meio-ambiente

Publicado em 06 março 2013

A possibilidade de intersecção entre áreas distintas envolvendo temas contemporâneos, bem como a maneira como diferentes contextos podem influenciar as relações entre as pessoas e o ambiente são assuntos que serão abordados por especialistas em Neurociências, Epigenética e Psicologia Positiva durante o Simpósio Internacional Integração Corpo-Mente-Meio, que acontece dia 12 de março, na sede da FAPESP, em São Paulo, em parceria com a Natura.

Embora emergentes, esses campos começam a se destacar em estudos científicos que consideram os contextos cultural, social e ambiental como capazes de influenciar o comportamento das pessoas, incluindo questões biológicas. Com a presença de especialistas internacionais, o simpósio pretende discutir como essas especialidades ainda pouco difundidas podem contribuir para um conhecimento compartilhado que influencie no desenvolvimento de gerações mais longevas, mais saudáveis e mais sadias, do ponto de vista físico e mental.

As palestras têm por objetivo trazer para o contexto contemporâneo discussões nas áreas de psicologia positiva - que estuda cientificamente os elementos que promovem o funcionamento ótimo de pessoas, comunidades e organizações -, da epigenética - área que estuda mudanças na expressão gênica e de fenótipo celular sem o envolvimento de alterações na sequência de DNA, e neurociências - campo de estudo que engloba diversas áreas interessadas no funcionamento do sistema nervoso. Embora diferentes entre si, essas áreas têm em comum a capacidade de permitir um entendimento mais amplo sobre o comportamento humano e suas relações com o meio em que vivemos.

O cenário internacional nessas áreas poderá ser discutido a partir das apresentações dos professores Paul Rozin, da University of Pennsylvania (EUA), e Moshe Szyf, da McGill University (Canadá). Na sequência, será apresentado ao público um breve resumo do cenário nacional pelos pesquisadores Silvia Koller, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mirian Galvonas Jasiulionis, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Edson Amaro Junior, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em psicologia positiva, epigenética e neurociências, respectivamente.

Indagando até que ponto a interdisciplinaridade pode levar às fronteiras do conhecimento, o simpósio buscará promover discussões para que os pesquisadores interessados nessas áreas levantem novas questões. O objetivo é abrir espaço para a discussão científica multidisciplinar, em áreas que concentram pesquisas incipientes, mas que passam a ganhar maior destaque científico, a partir de estudos que contribuam para um maior conhecimento dos contextos cultural, social e ambiental e sua influên cia na resposta biológica. Um evento similar está programado para o mês de abril, com discussões sobre Eco design e Biomimética.

SERVIÇO

Simpósio Internacional Integração Corpo-Mente-Meio

Evento com tradução simultânea inglês/português/inglês

Data: 12 de março de 2013 - das 8h30 às 12h30

Local: Auditório da FAPESP - Rua Pio XI, 1.500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP

Programação: http://www.fapesp.br/7508

Inscrições: http://www.fapesp.br/eventos/corpomentemeio/inscricoes

Fonte: FAPESP