Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Simpósio Internacional de tumores de pâncreas e neuroendrómicos

Publicado em 02 novembro 2010

São Paulo receberá em 6 de agosto o Simpósio Internacional sobre avanços no diagnóstico e tratamento de câncer de pâncreas e neuroendrómicos e de metástases no fígado, reunindo alguns dos principais profissionais em cirurgia oncológica do aparelho digestivo do Brasil e do coordenador do Setor de Cirurgia Oncológica do Johns Hopkins University Hospital, Michael Choti.

Dois dos principais centros de ensino, pesquisa e tratamento em câncer do mundo, A.C.Camargo e Johns Hopkins, promovem no dia 6 de novembro das 8h30 às 16 horas, em São Paulo, o 3º Simpósio Internacional em Oncologia Gastrointestinal, que é parte do Programa de Educação Continuada em Oncologia Gastrointestinal do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo (PECOGI), com organização do Centro Internacional de Pesquisa e Ensino da instituição.

Dentre os palestrantes está o chefe do Serviço de Cirurgia Oncológica e professor do Johns Hopkins University Hospital, de Baltimore, nos Estados Unidos, Michael Choti. Em três aulas, Choti apresentará a experiência do Johns Hopkins com técnicas de duodenopancreatectomias para diminuição de morbidade e mortalidade; atuação individualizada em tumores císticos pancreáticos e abordagem terapêutica de metástases hepáticas de tumores neuroendócrinos.

O evento reunirá também especialistas da Unicamp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Escola Paulista de Medicina, Hospital Brigadeiro e os Especialistas do Hospital AC Camargo. "Serão discutidas todas as modalidades de tratamento envolvendo estes tumores, passando pela cirurgia, quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear e biologia molecular", afirma o diretor de Cirurgia Abdominal do Hospital A.C.Camargo e coordenador do PECOGI, Felipe José Fernandez Coimbra.

Este é o terceiro dos três simpósios internacionais programados em 2010. O primeiro aconteceu em abril com a participação, além de especialistas nacionais, do cirurgião oncológico do M.D.Anderson e professor de cirurgia da Universidade do Texas, Peter Pisters. Foram discutidos os avanços em câncer de estômago, esôfago e tumores do estroma gastrointestinal (um tipo de sarcoma do aparelho digestivo). Já o segundo, em junho, abordou o tratamento de câncer de fígado e doenças de vias biliares, com destaque para o professor da Universidade do Texas, o suíço Jean-Nicolas Vauthey, autor de mais de 200 artigos científicos sobre estas doenças.

WORKSHOP GRATUITO - Também integrando o PECOGI, está programado para a véspera, 5 de novembro, das 10h30 às 12h15, um Workshop Internacional gratuito, também com a presença do cirurgião Michael Choti, oportunidade na qual será apresentada uma atualização sobre diagnóstico, estadiamento e tratamento de metástases hepáticas colorretais, incluindo a experiência da equipe cirúrgica do A.C.Camargo no tratamento de metástases no fígado de tumores colorretais.

Serviço

Evento: 3º Simpósio Internacional em Oncologia Gastrointestinal

Realização: Programa de Educação Continuada do Centro de Ensino e Pesquisa

Investimento: R$150,00 (profissionais) e R$ 100,00 (estudantes e membros SBC, SBCO, SBOC e CBC).

Data: 6 de novembro de 2010, das 8 às 17h30.

Evento: Workshop Internacional de Metástases no Fígado

Local: Auditório José Ermírio de Moraes, no Hospital A.C.Camargo

Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade.

Inscrições: eventos@accamargo.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Informações: www.accamargo.org.br/centrodeensino

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados em centros oncológicos da América do Norte e Europa.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, e é responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações ao público: www.accamargo.org.br

No twitter: http://twitter.com/haccamargo