Notícia

USP - Universidade de São Paulo

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP recebe inscrições de trabalhos para edição de 2009

Publicado em 15 julho 2009

Por Luiza Caires

Estão abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp), que acontece entre 9 e 13 de novembro na cidade universitária e em alguns campi do interior. Anual, o evento é uma oportunidade para que os alunos da graduação, de dentro ou fora da USP, exponham seus projetos, troquem experiências com outros pesquisadores, e tenham uma primeira experiência na importante atividade de divulgar a ciência que produzem.

Organizado desde 1993, o simpósio é divido por áreas (ver tabela), e inclui mesas redondas, apresentações orais e de pôsteres. A comissão organizadora seleciona, ao final, os melhores projetos dentro de cada área para receberem menções honrosas – o número varia de acordo com o número de trabalhos apresentados por área – e treze alunos para uma visita a universidades do exterior, onde apresentarão suas pesquisas.

O número de participantes vem crescendo a cada ano, começando com 393, na primeira edição do Siicusp, e chegando aos 4.576 trabalhos inscritos no ano passado. Para 2009, a organização espera receber até cinco mil inscrições.

A partir do ano 2000, o Programa de Iniciação Científica da USP se internacionalizou, começando um intercâmbio com a Rutgers State University of New Jersey e a Ohio State University, nos Estados Unidos; e com a Universidade do Porto, em Portugal, que também enviam seus alunos para o evento.

Primeiros passos na vida acadêmica

Para a professora Maria Inês Rocha Miritello Santoro, atual coordenadora do programa e presidente da comissão organizadora do simpósio, a iniciação científica é uma modalidade de pesquisa de grande importância por várias razões. Em primeiro lugar, é através dela que os alunos de graduação aprendem a pesquisar e têm a oportunidade de escolher em que área do conhecimento desejam atuar. Também, ao se iniciarem mais cedo na pesquisa, adquirem experiência, e poderão conquistar títulos de mestres e doutores em períodos de tempo mais curtos, completando assim sua formação cada vez mais jovens – o que tem sido comprovado por avaliações realizadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Além disso, não é incomum que os temas escolhidos para serem desenvolvidos nos projetos de iniciação sejam estendidos e aprofundados, tornando-se as linhas de pesquisa destes profissionais e dando origem a mestrados e doutorados.

Finalmente, de acordo com a professora, o número de doutorados por ano na USP tem aumentado ao longo do tempo. “Este fato não deve, evidentemente, ser atribuído unicamente à iniciação científica. No entanto, o programa foi, com certeza, um dos motivos que contribuiu para tal aumento”, explica.

Segundo Maria Inês, as características ideais do aluno para fazer uma iniciação variam. Porém, o requisito básico é que ele demonstre grande curiosidade sobre a área de pesquisa em que deseja atuar. Ela também ressalta que, antes de o orientador solicitar uma bolsa, “é importante que o aluno passe um tempo conhecendo o laboratório, o professor, os colegas e as técnicas de pesquisa empregadas, para que tenha certeza de que escolheu a melhor alternativa para seu perfil”.

Bolsas

Um estudante que realiza iniciação científica pode fazê-lo sem receber bolsa, mas há três tipos de auxílio que podem ser pleiteados na Universidade: as bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); as institucionais, provenientes da Reitoria; e as oferecidas pelo Grupo Santander.

Para a obtenção das bolsas há um processo de seleção rigoroso, que começa nas comissões de pesquisa das unidades e termina na homologação ou não por parte de uma comissão da PRP, que inclui avaliadores de fora da USP e da unidade do avaliado. Os critérios utilizados são a qualidade do projeto, o currículo do orientador e o histórico escolar do aluno.

O graduando que recebe uma das bolsas ligadas à USP deve, obrigatoriamente, apresentar seu trabalho no Siicusp, sob pena de não receber o certificado ao final da iniciação, e de seu orientador perder preferência em solicitações futuras de bolsas para seus orientandos.

Há também bolsas que podem ser solicitadas diretamente aos órgãos financiadores que as oferecem, sem seleção interna à USP, como é o caso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Serviço

17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP

Calendário Área Data Local

Exatas e Engenharias 09, 10 e 11 de novembro de 2009 São Carlos

Biológicas e Saúde 10 e 11 de novembro de 2009 Ribeirão Preto

Humanas e Humanidades 11, 12 e 13 de novembro de 2009 São Paulo

Agropecuárias 12 e 13 de novembro de 2009 Pirassununga

Mais informações e os procedimentos para as inscrições podem ser encontrados no site www.usp.br/siicusp, ou solicitados pelo email siicusp@usp.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .