Notícia

Jornal Primeira Página

Simpósio em homenagem a Daniel Kleppner

Publicado em 16 fevereiro 2013

É grande a expectativa, nos meios acadêmico e científico, na realização do Symposium Honoring Prof. Daniel Kleppner, um evento internacional que ocorrerá no IFSC-USP entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, que comemora, em simultâneo, o encerramento do primeiro programa CEPID-FAPESP.

A programação científica verterá sobre temáticas relacionadas com física atômica e áreas correlatas, estando já confirmadas as presenças de inúmeros cientistas internacionais, com destaque absoluto para cinco pesquisadores distinguidos com o Prêmio Nobel, na circunstância: o francês Serge Haroche (Nobel de Física 2012) e os norte-americanos David Wineland (Nobel de Física 2012), Eric Cornell (Nobel de Física 2001), William Phillips (Nobel de Física 1997) e Dudley Herschbach (Nobel de Química 1986).

Se, para o corpo de pesquisadores e docentes do IFSC-USP este evento é de grande impacto científico, graças à oportunidade de poderem trocar informações científicas com os convidados internacionais, para a comunidade estudantil oriunda das universidades sediadas na cidade de São Carlos e região este é um momento único para que os jovens se possam inspirar e conhecer de perto os mais notórios cientistas mundiais, inclusive dialogar sobre projetos e trabalhos científicos.

O Symposium Honoring Prof. Daniel Kleppner também servirá para homenagear o físico norte-americano que dá seu nome ao evento – Daniel Kleppner, pesquisador do MIT – Massachussetts Institute of Technology -, uma cerimônia que está marcada para o dia 1º de março, pelas 17 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, no IFSC-USP, onde o cientista receberá a Medalha de Honra e o Título de Professor Emérito do Instituto de Física de São Carlos.

Na véspera do início do simpósio, no dia 27, às 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), William Phillips (Prêmio Nobel da Física 1997) ministrará uma aula aberta de ciências físicas e um show de física no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, no IFSC/USP, sendo este evento a aula inaugural do curso de Licenciatura em Ciências do Instituto de Física de São Carlos.

Ainda no dia 27, no mesmo local, pelas 15 horas, o destaque vai para a Aula Especial que David Wineland (Prêmio Nobel da Física 2012) dará, e que basicamente será a mesma que o cientista ministrou em Estocolmo, na Suécia, quando recebeu o Nobel.

Os tópicos deste simpósio são: Hydrogen Atoms; Rydberg Atoms; Cooling and Trapping of Atoms and Ions; Bose-Einstein Condensates and Applications; Time and frequency Metrology; Atoms in Cavities and Related Topics; Optics with Matter Waves; Other Topics of Interest to Daniel Kleppner.

Além dos laureados com o Prêmio Nobel, outros nomes não menos importantes da ciência mundial desfilarão no Instituto de Física de São Carlos durante a programação deste Simpósio, tais como: Alain Aspect (França), Vanderlei Bagnato (Brasil), Daniel Kleppner (USA), Rainer Blat (Áustria), George Welch (USA), Claudio Lenz (Brasil), Winthrop Smith (USA), Masud ,Mansuripur (USA), Alexander Fetter (USA), Michele Leduc (França), Randall Hulet (USA), Jook Walraven (Holanda), Martin Zwierlein (USA), John Weiner (USA), Massimo Inguscio e Ennio Arimondo (Itália), Sandra Vianna e Philippe Courteille (Brazil), Barbara Hughey, Richard Freeman (USA), Peter Hannaford e Kristian Helmerson (Austrália). Mais informações poderão ser obtidas no site do evento http://cepof.ifsc.usp.br/symposium_kleppner/index.php