Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

Simpósio discutirá gestão de projetos e engenharia de produção na Unesp

Publicado em 06 novembro 2010

A Faculdade de Engenharia da Unesp, câmpus de Bauru, abre oficialmente nesta segunda-feira, dia 8, a programação do XVII Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep) que neste ano abordará o tema "Gestão de Projetos e Engenharia de Produção".

Considerado o segundo evento mais importante na área no País, devido à abrangência de assuntos tratados, a cada ano inova na escolha dos temas e amplia a oferta de atividades. Tanto que nesta edição o simpósio conta com a participação de três palestrantes internacionais de universidades da Suécia, Espanha e Portugal, rompendo a barreira nacional.

Apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), CNPq e Fapesp, o evento é detentor do Qualis máximo, conceito A da Capes.

De acordo com a coordenadora do simpósio, professora Rosani de Castro, o Simpep vem numa trajetória ascendente, principalmente, em relação ao número de artigos e de participantes, resultado do trabalho que se consolida a cada edição. "Em 2009 tivemos 1.526 artigos submetidos e 950 participantes. Este ano, esperamos superar estes índices", resume.

A palestra de abertura "Consultoria em Gerenciamento de Projetos", será realizada pelo engenheiro Alonso Mazini Soler, professor dos programas de MBA em Gerenciamento de Projetos da FIA-USP e da FGV e sócio da J2DA Consulting, às 18h30, na sala 1. Alonso atuou por 14 anos na área gerencial de projetos, consultoria e educação da HP Brasil e IBM Brasil.

Nos três dias de programação, de 8 a 10 de novembro, com atividades variadas como fórum de pesquisa, mesa-redonda, mini-cursos, palestras e visitas técnicas, a grande oportunidade criada pelo Simpep é a intensa troca de informação entre profissionais e pesquisadores da área. Serão sete palestras, três mini-cursos e duas visitas técnicas, além do fórum de pesquisa.

O Simpep é organizado pelo departamento de Engenharia de Produção, sob coordenação da professora Rosani de Castro, da Faculdade de Engenharia da Unesp (FE), em conjunto com a USP/São Carlos, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unifei (Universidade Federal de Itajubá), PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e Faculdade Etapa.

Mais informações no site www.simpep.feb.unesp.br, ou no departamento de Engenharia de Produção da FEB, (14) 3103-6122.