Os interessados em participar do Simpósio Regional de Recuperação de Áreas Degradadas nas Formações Litorâneas, que será realizado em São Vicente, entre os dias 17 e 19 de novembro, já podem se inscrever. A inscrição será gratuita até 9 de novembro e a ficha está disponível no site www.recuperalitoral.com.br.
Após esta data será preciso ir à Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Seobancit — Rua Frei Gaspar, 384, Centro). O evento acontecerá no Complexo de Eventos e Convenções da Costa da Mata Atlântica, na Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811, no Parque Bitaru, e tem o apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Instituto Botânico de São Paulo e Governo do Estado.
Consciência
O objetivo do evento, de acordo com os organizadores, é promover a conscientização da população litorânea sobre a importância da recuperação das áreas degradadas e buscar soluções para os desafios enfrentados por pesquisadores que trabalham com a recuperação ambiental.
''O importante não é só preservar as áreas degradadas, mas também a vida dos animais que habitam estes locais, como os caranguejos que vivem nos manguezais'', afirma o secretário de Obras, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Alfredo Moura. ''A preservação do meio ambiente significa preservar a vida'', conclui.
A palestra de abertura será ministrada pelo professor-doutor Paulo Kageyama, que abordará o tema Restauração das áreas degradadas para a recuperação da biodiversidade. Kageyama é diretor de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, professor titular da USP de Piracicaba, professor de pós-graduação da Unicamp, doutor em Genética de Plantas pela USP, com pós-doutorado pela Universidade da Carolina do Norte.
Notícia
A Tribuna (Santos, SP)