Notícia

Folha da Região (Araçatuba, SP)

Simpósio apresenta potencial de água e energia na região

Publicado em 26 setembro 2009

A Cooperhidro (Cooperativa do Polo Hidroviário de Araçatuba), o IEE/USP (Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo) e o Gepea/USP (Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) realizam, de 28 a 30 de setembro, o 5o Simpósio de Água e Energia e a 1a Conferência sobre o PIR (Planejamento Integrado de Recursos Energéticos - Região Oeste Paulista). O evento será no Quality Resort, em Araçatuba. As inscrições podem ser feitas até hoje pelo site www.cooperhidro.com.br, onde está disponível a programação completa. As vagas são limitadas.

O simpósio apresentará o cenário de negócios e oportunidades pesquisados e catalogados pelas entidades parceiras do evento, destacando o polo de bioenergia que se consolida na região Oeste de São Paulo.

A abertura será na segunda-feira, às 9h, com a presença de prefeitos da região. No primeiro painel, serão abordados temas como potencial da água e energia no Oeste Paulista, infraestrutura e preparação para investimentos em energia, projetos sustentáveis e busca da eficiência energética. As políticas locais e regionais para a elevação da sustentabilidade, modelos de gestão em água e saneamento e o desafio do lixo e entulho nos municípios estão entre os destaques dessa edição do evento, que traz os principais especialistas no assunto.

O encontro tem como objetivo divulgar os projetos em desenvolvimento relacionados aos negócio de água e energia da região, oferecendo soluções técnicas e econômicas para que os investimentos sejam adotados por competências sustentáveis.

Preparação

Segundo o presidente da Cooperhidro, Carlos Antonio Farias de Souza, os temas escolhidos são uma preparação para a região. "Araçatuba, Birigui e Penápolis, por exemplo, estão alavancando investimentos para resolver o problema do saneamento, por isso, programamos a vinda de técnicos para apresentar as soluções e tecnologias utilizadas em outros municípios e que estão dando certo", adiantou. A intenção é reunir o maior número de gestores, secretários e prefeitos da região.

São esperadas 150 pessoas no evento, que tem o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), do PRH (Programa de Recursos Humanos) da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e do Unisalesiano de Araçatuba.