Notícia

Agrolink

Simpósio apresenta pesquisas que mostram que os benefícios da laranja para saúde vão além da vitamina C

Publicado em 23 março 2018

O I Simpósio Internacional de Compostos Bioativos de Citros e Benefícios à Saúde, organizado pelo Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Researcher Center - Forc), da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Fundecitrus, Citrus BR e Fapesp, teve início nesta quinta-feira (22), em São Paulo. O primeiro dia do evento reuniu cientistas brasileiros e de instituições da Espanha, França e Reino Unido, que falaram para um público variado, composto por pesquisadores, estudantes, jornalistas e profissionais da área da saúde e ligados ao setor citrícola.

Os resultados dos estudos mostram que os benefícios da laranja para a saúde vão muito além da vitamina C: a fruta também é rica em outros compostos essenciais para a nutrição humana e que colaboram para a prevenção e recuperação de doenças. Dentre as apresentações, o papel da laranja na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, na resposta a inflamações e problemas intestinais, na prevenção de doenças crônicas e degenerativas e na remodelação do coração após o infarto do miocárdio.

O simpósio continua na sexta-feira com a apresentação de mais seis trabalhos, que abordarão, dentre outros assuntos, o papel das frutas cítricas na nutrição infantil e função cognitiva.