Notícia

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

SIMA, FF e Fapesp realizam 1° Encontro Paulista de Pesquisa em Gestão de UCs

Publicado em 09 junho 2020

Reunião para discutir projetos de pesquisa científica ocorreu por meio de videoconferência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF) realizaram nessa segunda-feira (8), por meio de videoconferência, o “1° Encontro Paulista de Pesquisa em Gestão de UCs”.

Durante o encontro foram apresentados e discutidos os projetos aprovados no âmbito da Chamada de propostas FAPESP/SIMA/FF “Conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade em Unidades de Conservação”. O encontro foi uma oportunidade para apresentar aos pesquisadores a proposta de criação de uma rede de pesquisa e gestão de UCs.

Participaram da reunião o subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani; o diretor cientifico da FAPESP, Luiz Eugênio Mello; o diretor executivo da FF, Rodrigo Levkovicz, o diretor geral do IF, Luis Alberto Bucci; o diretor geral da FF, Gerd Sparovek; o pesquisador do IF, Miguel Freitas; e o coordenador do Biota-FAPESP, Carlos Joly.

A apresentação das atividades do grupo de trabalho de pesquisa ficou por conta do assessor técnico da FF, Gustavo Casoni da Rocha. O pesquisador científico do IF, Alexander Zamorano Antunes, explanou sobre a gestão e aprovação de pesquisas em UCs paulistas realizadas no âmbito da Comissão Técnica Científica COTEC-IF.

A Chamada de Propostas “Conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade em Unidades de Conservação” foi lançada em 2019 no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP e incentivou pesquisadores do Estado de São Paulo a conceberem projetos de gestão inovadora das Unidades de Conservação (UCs) paulistas.

O comitê gestor do convênio entre FAPESP, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e Fundação Florestal (FF) selecionou projetos que objetivassem a implantação das Metas de Aichi (Plano Estratégico 2011-2020 da CDB – Convenção da Diversidade Biológica), apresentando aderência aos temas propostos na Chamada de Propostas.

Confira a lista das propostas selecionadas aqui.