Notícia

Petro Notícias

Shell faz novo investimento em centro brasileiro de pesquisa para reduzir emissões de CO2

Publicado em 18 maio 2018

A Shell fez um novo aporte de recursos para 16 projetos de pesquisa para mitigação de CO2 do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), sediado na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Além destes estudos, o centro de pesquisa já tem outros 29 em andamento. A medida faz parte dos esforços da Shell em reduzir em 20% sua intensidade de emissão de CO2 global até 2035.

A parceria entre a Fapesp e a BG Brasil foi celebrada em 2013. Na época, os esforços em inovação eram direcionados para tecnologias que envolvessem o gás natural. Com a compra da BG pela Shell, o foco de P&D expandiu para atender as estratégias globais da companhia além das demandas mundiais de haver um esforço de atacar a causa principal das mudanças climáticas: emissões de GEEs“, explica o diretor científico do centro, Júlio Meneghini.

O RCGI conta hoje com 200 pesquisadores, número que deverá chegar a 350 até o final de 2018. Seus 45 projetos de pesquisa estão divididos em quatro grandes programas de pesquisa: Engenharia; Físico/Química; Políticas de Energia e Economia; e Abatimento de CO – este último abriga os 16 novos projetos.