O LAPSET SH40 está quase pronto para ser usado. O LAPSET SH40 é um conjunto para cirurgia laparoscópica que pesa apenas cinco quilos, pode ser carregado pelo médico e utilizado fora de centros cirúrgicos. Essa facilidade de transportá-lo na mão e outras evoluções, o diferenciam dos aparelhos de laparoscopia hoje utilizados, divididos em módulos e volumosos, com 60 quilos de peso e importados. O conjunto de laparoscopia é fundamental para a realização de cirurgias minimamente invasivas, ou seja, cirurgias feitas por vídeo, sem a abertura do abdome. Para se ter uma ideia, o Hospital São Lucas tem dez aparelhos. Serve para operações de vesícula, hérnias, intestinos, baço, rins, bexiga e cirurgias de estômago, ginecológicas e torácicas. E com um detalhe muito importante: o LAPSET SH40 foi idealizado pelo médico ribeirão-pretano Ricardo Aprile Issa Halah, com a ajuda de seu irmão, o engenheiro André Ibrahim Issa Halah, e dos engenheiros mecatrônicos Carlos Magno de Oliveira Valente e Fábio Ferraz, ambos da Sensoft Indústria e Automação com sede em São Carlos.
O novo aparelho vai começar a ser utilizado assim que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) expedir o certificado de funcionamento, em dois meses, no máximo.
Cinco anos de pesquisas
O novo conjunto de laparoscopia vem sendo desenvolvido há cinco anos com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de Empresa do Estado de São Paulo), Faculdade de Medicina da USP-RP e Faculdade de Engenharia da USP-São Carlos.
Começou em 2004, quando os irmãos Halah procuraram o NUMA (Núcleo de Manufatura Avançada) da Engenharia de São Carlos. O engenheiro João Gomes de Oliveira, presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) incentivou a ideia e indicou a empresa Sensoft. Desde então foram investidos quase R$ 600 mil em pesquisas.
A 1ª experiência
Em 2005, com a supervisão do professor João Sebastião Santos, docente de cirurgia do aparelho digestivo do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina da USP-RP, foi feita a primeira incursão experimental em cachorro com o novo aparelho. E tudo correu muito bem.
“Estamos ansiosos para a primeira cirurgia em humanos, mas, antes, precisamos de autorização da Anvisa. Não é nossa intenção pular etapas. Todos os testes que fizemos em laboratório mostraram um desempenho melhor do LAPSET SH40 quando comparado ao equipamento importado, líder de mercado”, disse o médico Ricardo Halah.
Sobre a ideia de aperfeiçoar o conjunto de laparoscopia, o médico foi breve. “Juntei minha experiência de cirurgião com a de físico (fez meio semestre de Física em São Carlos) e imaginei que poderia condensar os três módulos. Para isso, tive a colaboração extraordinária dos engenheiros”, disse.
Projeto é citado
O novo aparelho de laparoscopia foi citado na edição 133 de pesquisa da Fapesp [revista Pesquisa FAPESP], pelo engenheiro Carlos Magno Oliveira Valente, como projeto de suma importância da Sensoft, desde de 2005, em São Carlos. Mas um dos criadores do aparelho, André Issa Halah, não descarta a possibilidade de fabricá-lo em Ribeirão.