Para promover o setor em São Paulo, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) realiza a partir de hoje a primeira Semana da Cana-de-Açúcar, na Estação Experimental de Piracicaba. Voltado principalmente para os agricultores, o evento espera receber até sexta-feira pelo menos quinhentos participantes.
Segundo o presidente do evento, Léo Zimback, o ponto alto deverá ser a mesa-redonda com representantes dos governos norte-americano e brasileiro para discutir a utilização do álcool como componente despoluente da gasolina. Essa mesa-redonda está marcada para quinta-feira, às 21 horas. "Também será debatida a possibilidade de transferência de tecnologia entre os dois países", ressalta.
Ao todo, serão onze debates e nove palestras, abordando assuntos polêmicos como o impacto ambiental causado pela queima da cana-de-açúcar. "Escolhemos Piracicaba para sediar o evento porque muitos moradores da região dependem do giro financeiro dessa cultura, que, como outras no Brasil, passam por grandes dificuldades, em razão da defasagem de preços", diz. Zimback quer tornar a semana um encontro anual, com debates técnicos e o papel da cana-de-açúcar na sociedade.
Notícia
Gazeta Mercantil