Notícia

Revista Amazônia

Sétimo Simpósio Internacional em Mapas de Retorno

Publicado em 24 abril 2017

Agência FAPESP – O Sétimo Simpósio Internacional em Mapas de Retorno será realizado na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, de 23 a 25 de agosto de 2017.

Segundo os organizadores, desde 1987, mapas de retorno (RPs) e análise por quantificação de recorrência (RQA) são ferramentas importantes no estudo de sistemas não lineares em observações com poucas amostras, ruidosas ou mesmo não estacionárias.

“Trabalhos práticos e aplicados envolvendo RPs e RQA alcançaram considerável maturidade. A popularidade desses métodos continua a se expandir em diversas áreas como matemática, neurociência, genética, psicologia, meteorologia, econometria, linguística, apenas para citar alguns campos”, disseram.

O objetivo do sétimo simpósio é encorajar a troca de conhecimento e estimular novas ideias entre pesquisadores que trabalham na área estudando sinais variantes no tempo/espaço.

O simpósio define um fórum único com o intuito de facilitar a correlação de desenvolvimentos teóricos recentes na ciência de análise de recorrência a partir da perspectiva de várias disciplinas científicas. Resumos com contribuições teóricas e/ou aplicadas que efetivamente empreguem mapas de retorno/quantificação de recorrências são bem-vindos. O prazo para submissão de resumo e registro é 30 de abril.

Participantes podem apresentar trabalhos na forma de apresentações orais (contributed talks) ou pôsteres. A presença de jovens cientistas na área é muito bem-vinda.

Mais informações: http://symposium.recurrence-plot.tk.

Agência FAPESP