A Dominal.Com, uma das três principais empresas brasileiras que oferecem o serviço de registro de domínios na Internet - são mais de 400 -está colocando no mercado um produto inédito e passa a ser a única no País a realizar pesquisa, em tempo real, de verificação simultânea de disponibilidade, em uma só consulta, de até três nomes de domínio para registro, combinados com as várias extensões disponíveis.
Para dar noção da agilidade oferecida pelo produto, basta saber que, se alguém tivesse a idéia de criar um site e o considerasse genial, a ponto de querer registrá-lo, por exemplo, como ideiagenial.com.br, se recorresse a outra empresa para saber se aquele domínio já existe, teria, obrigatoriamente, que fazer uma consulta para verificar seu registro em cada combinação de nome e extensão (ideia-genial.jor.br, ideiagenial.org.br, ideiagenial.ind.br, etc).
Hoje, indo no site www.dominal.com/pesquisatotal, é possível saber se um domínio já existe nas dezenas de extensões disponíveis, verificando três possibilidades de nomes (ideiagenial, ideialegal, superideia etc..) com várias extensões(.com.br, .jor.br, .inf.br...) de cada vez, em uma só consulta.
Nos tempos atuais, é importante que as empresas estejam atentas para registrar os nomes das marcas de sua propriedade na Internet. Se a empresa atua em outros países, é importante também se preocupar com o registro do nome em cada um deles. O registro do nome de domínio não substitui o registro da marca em órgãos de proteção da propriedade intelectual, mas, com certeza, complementa esta proteção e evita disputas futuras, em geral muito caras, sobre o uso do determinado nome na Web.
Dos 436 mil domínios registrados no Brasil, 10 mil foram feitos pela Dominal.Com, que hoje atende à grande parte da demanda do mercado nacional, com a média de 30 novos registros por dia, chegando a até 100 nomes nos dias mais movimentados.
Além do sistema exclusivo de consulta simultânea, a Dominal.Com oferece também os serviços de encaminhamento e acompanhamento do processo de registro do domínio na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) - órgão responsável pelos registros em todo o País (http://registro.br), serviço de DNS e criação de cinco contas de e-mail no domínio solicitado, pelo preço de R$ 7 mensais. O mesmo serviço está disponível também para domínios internacionais e em outros países.
A Fapesp cobra R$ 40 pelo registro e mais a taxa anual, no mesmo valor, para a manutenção do domínio. O custo é o mesmo para todos os domínios, sejam de pessoas jurídicas, profissionais liberais ou pessoas físicas. Para algumas extensões, como .gov.br, .mil.br e .org.br, no entanto, a Fapesp exige documentação específica, que comprove o enquadramento da instituição na extensão solicitada. Para concretizar o registro, o órgão exige, ainda, o fornecimento de pelo menos dois servidores de domínio, para responderem por ele.
Fundada há quase dois anos, a Dominal.Com atua nas áreas de registro de domínios, serviços de hosting compartilhado e dedicado, além de fornecimento de produtos de software no modelo ASP. A empresa tem acordos operacionais com várias das 80 empresas habilitadas a efetuar registros de domínios internacionais, que já ultrapassaram a marca de 10 milhões em todo o mundo. Os principais executivos da empresa são Marcus Moraes, diretor-presidente, Gustavo Viberti e Fábio Oliveira, fundadores do Cadê? (www.cade.com.br) e membros do conselho.
Notícia
Tribuna da Imprensa