Notícia

Jornal Cidade (Rio Claro, SP) online

Serra lança a Universidade Virtual de São Paulo (1 notícias)

Publicado em 27 de agosto de 2009

O governador José Serra lançou, nesta quarta-feira, os primeiros cursos a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), programa gratuito do governo estadual que irá expandir o ensino superior público de qualidade, aumentando e distribuindo o número de vagas oferecidas pelas três universidades públicas paulistas. "Hoje é um dia histórico. Nós estamos dando um ponto de partida, um avanço em matéria de qualidade, de difusão do ensino superior de São Paulo. Será um março na história do ensino em nosso Estado e no Brasil", afirmou Serra.

Os cursos da Universidade Virtual serão desenvolvidos em parceria com as três universidades estaduais de São Paulo (USP, Unicamp e Unesp) e com o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. "Vão ser cursos muito bem estruturados, de qualidade, com monitoramento. Serão dados pelas melhores universidades que temos", disse o governador.

Destinado, principalmente, a professores da rede pública e privada de São Paulo, o curso de pedagogia promovido pela Unesp será o primeiro oferecido e terá inicialmente 1.350 vagas. As inscrições para o processo seletivo acontecem ainda este ano e as aulas terão início no primeiro semestre de 2010. Ao longo dos próximos dois anos serão abertas cinco mil vagas.

Com 40% das atividades no modo presencial, em atividades realizadas nos cerca de 30 polos distribuídos pelo Estado, o curso terá três anos de duração e carga horária total de 3.390 horas. Além desse, a Unesp também oferecerá especialização em Filosofia: serão 750 vagas e o processo seletivo acontecerá ainda este ano. "Com a Univesp e pela Univesp, as pessoas vão à universidade e a universidade vai até as pessoas", afirmou o secretário de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt, ao destacar a importância da ampliação do acesso ao ensino superior.

Os responsáveis pelo projeto acadêmico, conteúdo dos cursos, processo de seleção para o ingresso dos estudantes e avaliação do desempenho destes alunos serão a USP, a Unesp, a Unicamp e o Centro Paula Souza. Caberá à Univesp garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização dos mesmos. A estrutura agrega ainda outras instituições, como a Fundação Padre Anchieta, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e a Imprensa Oficial.