O governador de São Paulo, José Serra, anunciou ontem investimentos no valor de R$ 150 milhões para pesquisas em bioenergia a serem desenvolvidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Desse total, R$ 100 milhões serão investidos nos próximos dois anos. O anúncio foi feito na 1a Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, da qual participaram a ministra Dilma Rousseff, representando o Presidente Lula, e outros ministros.
“Esses recursos serão destinados ao desenvolvimento de equipamentos, maquinário, variedades de cana-de-açúcar e para projetos ambientais em parceria com a iniciativa privada”, disse.
Serra citou como exemplos de empresas que participam das pesquisas a fabricante de máquinas Dedini e a petroquímica Braskem. Esta última, no desenvolvimento de produtos em álcoolquímica. “Isso vai assegurar o futuro do etanol no Estado de São Paulo”, afirmou Serra, lembrando que São Paulo tem a matéria-prima mais competitiva do mundo (a cana-de-açúcar) e precisa continuar mantendo a sua liderança.