Notícia

Cultivar

Série histórica da revista científica Bragantia

Publicado em 28 outubro 2010

Ações do documento Está integralmente disponível na biblioteca eletrônica do portal SciELO (Scientific Eletronic Library Online) todo o acerco da revista científica Bragantia, editada desde 1941 pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A democratização dessas informações graças à tecnologia de digitalização propicia a descoberta de riquezas do conhecimento.

São 69 volumes, 202 números ou fascículos e 2522 artigos científicos, que fazem de Bragantia uma das revistas científicas mais importantes sobre agricultura tropical. O IAC é uma das instituições fundadoras e participante do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP eD/Café), que executa o Programa Pesquisa Café sob a coordenação da Embrapa Café.

Para o café, a série histórica tem ainda mais atributos de raridade. A academia tem agora a disponibilidade, com todas as facilidades que a Internet oferece, de acessar artigos clássicos dos mais conceituados melhoristas de café de toda a história, como os textos assinados pela dobradinha de pesquisadores Alcides Carvalho e Carlos Arnaldo Krug. Desta geração, ainda podemos destacar Ângelo Paes de Camargo, Lourival Carmo Monaco, Hermindo Antunes Filho, Antônio José Teixeira Mendes, Dixier Marozzi Medina, José Estevão Teixeira Mendes, Coaracy Moraes Franco, Ferdinando Roberto Pupo de Moraes, Luiz Carlos Fazuoli, dentre tantos outros estudiosos que contribuíram para o avanço da ciência em café.

Relacionados à cultura do cafeeiro, são cerca de 300 trabalhos científicos em diferentes linhas de pesquisa, com destaque para genética, melhoramento, citologia, taxonomia, morfologia e anatomia, condução e manejo, fitossanidade, solos, nutrição de plantas, técnicas experimentais, edafoclimatologia, fisiologia, mecanização, tratos culturais, colheita e pós-colheita.

Na avaliação do pesquisador do IAC, Oliveiro Guerreiro Filho, que deu início à inserção da revista na base eletrônica, a disponibilização deste conteúdo amplia o acesso de novos leitores. "Atualmente, qualquer artigo de Bragantia publicado entre 1941 e 2010 pode ser localizado por meio de buscadores na rede web. Antes disso, o acesso aos textos só era possível por meio de consultas a acervos de bibliotecas nacionais ou de outros países, com os quais o IAC mantém política de doação ou permuta de revistas", explica.

Evolução tecnológica com padrão científico

Desde as primeiras edições, lançada na gestão do engenheiro agrônomo Joaquim Ferraz do Amaral, foi apresentado alto rigor e minúcias de metodologias que ainda hoje servem de construto e exemplo. A digitalização deste acervo traz em si um resgate da evolução da própria ciência realizada no Instituto, que também refletiu na forma como a revista foi conduzida em diferentes fases, das primeiras inserções com editoração simples à era da digitação e de amplas bases de dados integrados.

Afinal, são 69 anos de pesquisas científicas digitalizadas, que passam a ser acessadas por um número exponencial de leitores em todo o mundo. "Bragantia é um dos periódicos brasileiros mais respeitados e com maior tradição na área de Ciências Agrárias, sendo um veículo de divulgação científica que leva a chancela IAC de qualidade", afirma o editor da revista, Rafael Vasconcelos Ribeiro.

Bragantia está presente no portal SciELO desde sua criação, em 1997. O processo de digitalização teve início em 2003 e faz parte de um grupo de revistas que tiveram a iniciativa de incluir as séries históricas, ou seja, edições publicadas no período anterior a 1996. Os trabalhos de digitalização, tratamento e marcação contaram com o apoio financeiro, de cerca de R$ 80 mil, providos da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Reconhecimento

Em 2002, a Editora Ceres também teve a iniciativa de democratizar o conhecimento acumulado em 60 anos da Bragantia, com o lançamento da obra "O Café no IAC - 60 anos de artigos científicos publicados na revista Bragantia (1941-2001), organizada por João Carlos Peres Romero, com resumos em português e inglês de textos relacionados à cultura do cafeeiro.

Cibele Aguiar - MTb 06097/MG

Site: http://www.embrapa.br/cafe

Fone: (61) 3448-4566

Flavia Bessa(MTb 4469/014/041/DF)

Embrapa Café

Serviço de Atendimento ao Cidadão: http://sac.sapc.embrapa.br