Notícia

Jornal da Unesp online

Série de palestras complementa exposição "Einstein"

Publicado em 31 outubro 2008

A revista Pesquisa FAPESP e o Instituto Sangari organizam uma série de palestras e debates complementares à exposição Einstein, que segue até o dia 14 de dezembro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Físicos e especialistas de outras áreas vão falar sobre as idéias de Albert Einstein e suas implicações em outros campos, nas tardes de sábado (15 h) e nas manhãs de domingo (11 h), no auditório que integra a exposição. Entre os palestrantes convidados, dois pesquisadores do Instituto de Física Teórica da Unesp integram a programação.

No domingo, 23 de novembro, George Matsas aborda o tema Buracos Negros: rompendo os Limites da Ficção. No sábado, 13 de dezembro, Maria Cristina Abdalla fala sobre o discreto charme das partículas elementares. Nesse dia, Rubens Machado Jr., docente da USP, fala sobre espaço e tempo no cinema.

Nos sábados, as mesas-redondas exploram o tema O tempo em dois tempos. Nelas, um físico e um pesquisador das ciências humanas falam e conversam sobre a noção do tempo e do espaço em suas respectivas especialidades. Aos domingos, na série Muito além da relatividade, físicos e escritores especializados em física do Brasil e do exterior abordam aspectos pouco conhecidos sobre a vida, o contexto histórico ou a obra de Einstein. No próximo domingo, dia 2, por causa do feriado, não haverá palestras.

Informações:

Ciclo de palestras

Pavilhão Armando de Arruda Pereira – antigo prédio da PRODAM

Parque do Ibirapuera – Portão 10 Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº

Tel.: 11-3838-4008

www.revistapesquisa.fapesp.br

www.einsteinbrasil.com.br