Em 52 episódios, que vão ao ar no Futura a partir do dia 19, a série acompanha o trabalho de pesquisadores e seu impacto na sociedade. Evento de lançamento vai reunir jovens e educadores em Campinas, no dia 14. Para participar do concurso, alunos da rede pública estadual de São Paulo devem produzir vídeos que documentem o desenvolvimento de uma pesquisa no contexto escolar
A série “Ciência para Todos” estreia no Canal Futura no próximo dia 19, às 20h30, mostrando a importância das pesquisas científicas e seu impacto no dia a dia da sociedade. Realizada em parceria com a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a série de documentários exibirá pesquisas financiadas pela FAPESP em diferentes áreas, acompanhando o trabalho dos pesquisadores e as pessoas diretamente impactadas pelos projetos.
Com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, FAPESP e Fundação Roberto Marinho/Futura vão celebrar a estreia da série em um evento reunindo estudantes, professores e gestores da rede pública estadual de São Paulo, pesquisadores da FAPESP, convidados ligados à área de Educação e autoridades locais. No evento haverá o lançamento do concurso cultural “Ciência para Todos”.
O evento de lançamento acontecerá no próximo dia 14, na Escola Culto à Ciência, em Campinas (SP), e contará com um talk show com a participação do youtuber Iberê Thenório, apresentador do canal “Manual do Mundo”; da estudante Maria Pennachin, aluna do Ensino Médio da escola e criadora do biocanudo – um canudo biodegradável e comestível à base de inhame, que já foi premiado no Brasil e apresentado em feiras internacionais – ; e da estudante gaúcha Juliana Stradioto, vencedora do 29º Prêmio Jovem Cientista na categoria Ensino Médio, com a criação de um filme plástico biodegradável feito da casca de maracujá. Entre outros prêmios internacionais, Juliana ganhou também a oportunidade de dar nome a um asteroide.
Neste dia também será lançado um concurso cultural para estudantes do Ensino e Médio da rede pública estadual de São Paulo, que deverão documentar, em vídeo de até 7 minutos, um problema da localidade onde vivem e o passo-a-passo do estudo ou intervenção para buscar soluções.
As cinco melhores produções vão ser exibidas no Canal Futura e os ganhadores vão visitar Centros de Pesquisa indicados pela FAPESP, onde vão apresentar seus trabalhos para cientistas e pesquisadores. Veja todo o regulamento em https://prosas.com.br/editais
“O Programa visa a fazer com que os estudantes vejam a ciência como parte da vida diária de todos os cidadãos, e não algo que interessa apenas aos cientistas. A melhor maneira de alcançar este objetivo é despertar a curiosidade e a criatividade dos estudantes em temas de natureza científica ou tecnológica”, diz Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.
Episódio de estreia vai mostrar tecnologia em telescópio
Em seu episódio de estreia, a série “Ciência para Todos” mostrará como o espectrógrafo do telescópio Subaru será um importante instrumento para novas descobertas no universo – afinal, mais de 90% do que compõe o universo ainda é desconhecido da ciência. Ao longo da temporada, serão tratados temas como depressão em idosos; o efeito das drogas anti-inflamatórias contra o Mal de Parkinson; o enfrentamento às desigualdades sociais; medicina de precisão com base em exames genéticos; o combate à dengue; e as novas tecnologias óticas, entre outros.
“O Canal Futura é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, no âmbito da comunicação educativa. O projeto Ciência Para Todos, em parceria com a FAPESP e com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, representa bem nosso modo de pensar e trabalhar a múltiplas mãos. É uma oportunidade de difundir a pesquisa científica no Brasil e, ao mesmo tempo, envolver estudantes e professores da rede pública com a produção denovos conhecimentos que resultam em benefício social”, diz João Alegria, diretor do Futura.
Os episódios da série também ficarão disponíveis em futuraplay.org.
Ciência para todos
Série documental que visa a comunicar ao grande público como importantes pesquisas financiadas pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo impactam diretamente a sociedade.
Estreia: 19/8, segunda-feira, às 20h30
Horário: segunda-feira, 20h30
Também no futuraPlay.org
Ascom Fapesp