Notícia

NE10

Sérgio Rezende recebe prêmio

Publicado em 13 dezembro 2012

SÃO PAULO - A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou os vencedores do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina 2012. A cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de junho de 2013, na Sala São Paulo, na capital paulista.

Após a análise das indicações feitas por instituições de ensino e pesquisa de todo o país, os nomes escolhidos pelas comissões julgadoras das três categorias da premiação foram Sérgio Rezende (professor da Universidade Federal de Pernambuco), na categoria Ciência,  Marcos Moraes (presidente da Academia Nacional de Medicina) na categoria Medicina e João Carlos Martins (maestro) na categoria Cultura.

Os vencedores são escolhidos por comissões julgadoras compostas por representantes das dez instituições parceiras do Prêmio FCW: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) , Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Marinha do Brasil e Fundação Conrado Wessel (FCW).

Promovido anualmente, o Prêmio FCW de Ciência e Cultura reuniu, ao longo dos anos, uma coleção de grandes nomes na sua galeria de homenageados. Em Ciência, as premiações já foram concedidas a pesquisadores como Aziz Ab"Saber, Carlos Henrique de Brito Cruz, Carlos Nobre, Hisako Gondo Higashi, Isaias Raw, Leopoldo de Meis, Philip Fearnside e Sérgio Mascarenhas. Em Medicina, já foram premiados Adib Jatene, Angelita Habr-Gama, César Gomes Victora, Miguel Srougi, Maria Inês Schmidt e Ricardo Renzo Brentani, entre outros.

A categoria Cultura já homenageou autores como Ariano Suassuna, Ferreira Gullar, Lya Luft, Nelson Pereira dos Santos, Paulo Vanzolini e Ruth Rocha. A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio do Prêmio FCW de Arte, Ciência e Cultura.

Da Agência Fapesp