Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Sergio Rezende recebe Missão Suíça de Alto Nível

Publicado em 26 agosto 2010

O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, recebe nesta quinta-feira (26), junto com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Carlos Aragão, o conselheiro federal e ministro da Ciência, Educação Superior e Saúde da Suíça, Didier Burkhalter, e sua delegação.

A Missão Suíça de Alto Nível está no Brasil buscando expandir as relações científicas e tecnológicas bilaterais, de questões de educação superior nos dois países e da cooperação internacional na área de saúde. A Missão é realizada no âmbito do Acordo Bilateral sobre Cooperação em Ciência e Tecnologia e do seu respectivo Plano de Ação, assinados em setembro de 2009.

À tarde a delegação suíça encontra o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e à noite viaja para o Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (27), a delegação visita a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e participa do simpósio Desafios das Cidades Metrópoles no Século 21, parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ). Participam do evento pesquisadores do Brasil, Suíça, México e Chile, visando contribuir para a troca de experiências e conhecimentos científicos nesta área.

O simpósio discute soluções científicas e tecnológicas e os desafios para as cidades neste século. Podem participar pesquisadores, estudantes, cientistas, empresários, representantes da sociedade civil organizada e do poder público municipal, estadual e federal.

Ainda no Rio de Janeiro, a delegação suíça participa no sábado (28) de um colóquio científico com membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Forte de Copacabana. No período da tarde os suíços têm uma programação turística.

No domingo (29), a delegação viaja para São Paulo para encontrar representantes de Escolas Suíças no Brasil. Também se reúne com integrantes das empresas Novartis, Roche, Syngenta e Nestlé para uma mesa redonda sobre o Brasil como local de pesquisa no ponto de vista de empresas suíças.

Na manhã de segunda-feira (30), os suíços se encontram com o ministro da Educação, Fernando Haddad, ocasião na qual será entregue ao pesquisador Miguel Nicolelis a chave de um supercomputador. A seguir, visitam a Universidade de São Paulo (USP) para a apresentação de projetos financiados no âmbito da cooperação bilateral Brasil-Suíça 2010/2011. À tarde, a delegação conhece a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A delegação suíça é composta pelo conselheiro federal, Didier Burkhalter, e esposa; conselheiro pessoal, Jon Fanzun; chefe de Comunicação, Jean-Marc Crevoisier; secretário de Estado para Educação e Pesquisa, Mauro Dell" Ambrogio; chefe da Cooperação Bilateral, Mauro Moruzzi; chefe da Divisão de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, Gaudenz Silberschmidt; presidente do Conselho de Escolas Politécnicas Federais Suíças; Fritz Schiesser; presidente do Fundo Nacional Suíço para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica, Dieter Imoden; Agência Suíça para a Inovação, Urs Althaus; presidente da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Patrick Aesbischer; presidente do Instituto Suíço de Tecnologia de Zurique, Ralph Eicher; diretor do Instituto Suíço de Saúde Pública e Tropical, Marcel Tanner; chefe executivo do Centro Suíço de Eletrônica e Microtécnica, Mario El-Khoury; embaixador da Suíça no Brasil, Wilhelm Méier; primeiro secretário da Embaixada da Suíça em Brasília, Siamak Rouhani.