Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Sergio Rezende inaugura centro tecnológico

Publicado em 04 novembro 2008

Agência FAPESP

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participa hoje (4/11), em Palmas (TO), da inauguração do Centro Tecnológico Agroindustrial e Ambiental da Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Com investimentos de R$ 8 milhões, a previsão é que o centro seja um referencial para o ensino, a pesquisa e a extensão na região.

A idéia é que os estudos desenvolvidos em áreas como agroenergia, ciência animal, ciências da alimentação e fitoterápicos contribuam para atender às demandas do estado e também de toda a região Norte do país.

O centro tecnológico abrigará laboratórios na área de engenharia de alimentos, microbiologia de alimentos, instrumentação científica, tecnologia de frutas e hortaliças, tecnologia de leite e derivados, tecnologia de carnes e derivados, tecnologia em panificação, segurança alimentar e análise sensorial.

O local contará ainda com um núcleo de bioenergia que comportará a primeira usina de produção de álcool de batata-doce do país, além de abrigar unidades voltadas para a pesquisa de fitoterápicos.

A unidade terá ainda um laboratório, que será mantido em parceria com a Petrobras, para obtenção de biocombustível a partir do lodo residual e biomassa.