A Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) anunciou os nomes dos 45 novos membros eleitos para integrar a entidade, com sede em Trieste, na Itália, entre os quais sete são brasileiros. Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, e Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, são dois dos eleitos.
A relação de brasileiros inclui ainda Ohara Augusto, professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo; Edgar Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos; Hilário Alencar da Silva, da Universidade Federal de Alagoas; Sérgio Costa Oliveira, da UFMG, e Thaisa Storchi-Bergmann, da Federal do Rio Grande do Sul. Os novos membros tomarão posse em 2012.
A TWAS também anunciou os vencedores de seu prêmios científicos. Um dos agraciados foi o brasileiro Jairton Dupont, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em reconhecimento à contribuição para a compreensão da síntese e da aplicação de líquidos iônicos. Ele vai dividir o prêmio na área de química com o chinês Jiang Lei, da Universidade Pequim de Aeronáutica e Astronáutica. A TWAS é presidida pelo matemático brasileiro Jacob Palis.
Sérgio Costa Oliveira
Possui graduação em medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em microbiologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Imunologia pela University of Wisconsin - Madison (1995), onde também fez o seu pós-doutorado (1996). Livre-Docente em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2005, atualmente é professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
É membro do corpo editorial dos seguintes periódicos internacionais, Microbes and Infection e Plos Neglected Tropical Diseases. Tem experiência na área de imunologia, com ênfase em imunologia celular e aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: resposta imunidade inata e adquirida do hospedeiro contra a infecção com as bactérias intracelulares Brucella abortus e Mycobacterium spp, imunobiologia da infecção pelo Schistosoma mansoni, desenvolvimento de vacinas (Currículo Lattes).
(Com Revista Pesquisa Fapesp)