Notícia

A Tarde (BA)

Será o fim dos anfíbios?

Publicado em 07 maio 2011

ROBERTA MARQUES

Quando não há mais nenhum indivíduo vivo de uma espécie, nós dizemos que ela foi extinta. O Ministério do Meio Ambiente atualizou em 2008 o seu Livro Vermelho da Fauna Brasileira - Animais Ameaçados de Extinção, no qual estão listadas 626 espécies de animais brasileiros que podem sumir do planeta.

Existem outras listas, como a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos ? Naturais, que mostra os anfíbios como o maior grupo de risco e os insetos como os menos afetados. O cientista Vance Vredenburg, do museu de Berkeley (Estados Unidos), publicará este mês uma pesquisa feita com animais guardados em museus, revelando que um dos principais motivos para a extinção dos anfíbios foi a infecção por fungo.

Os anfíbios estão aqui na Terra há cerca de 360 milhões de anos e já resistiram a muitas mudanças sofridas no planeta. Hoje em dia, os pesquisadores estão muito preocupados com sua sobrevivência. Eles estimam que nos últimos 30 anos as populações dos anfíbios reduziram cerca de 40%.

Algumas espécies sumiram rápido. O sapo-dourado, por -exemplo, sumiu em três anos! Isso levou os cientistas a investigarem diferentes hipóteses: aquecimento global, seca ou infecções. Outras pesquisas estão sendo feitas pelo mundo para entender o que está acontecendo e tentar salvar estes animais.

ROBERTA MARQUES E BIÓLOGA E PROFESSORA DA UNIVERSIDADE-ESTADUAL DA PARAÍBA. FONTE DE CONSULTA: FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO (FAPESP)