Notícia

Informe MS

Será aberto hoje o 4º Congresso Internacional de Comunicação

Publicado em 12 novembro 2008

Na capital paulista, o 4º Congresso Internacional de Comunicação, Cultura e Mídia (coMcult) será realizado, juntamente com o 1º Simpósio Internacional ReVer Flusser, no Núcleo de Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, de 12 a 15 de novembro.

O coMcult é um evento anual promovido pelo Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia com o objetivo de permitir a divulgação e a interlocução de pesquisas em áreas como as ciências da comunicação e as ciências humanas.

O tema central escolhido este ano foi “Cultura da imagem”, para o qual estão programadas sessões que devem abrigar trabalhos científicos de outras áreas do conhecimento que fazem investigação sobre objetos inscritos nessa área temática central.

A conferência de abertura será hoje, às 20 horas, com homenagem a Edith Flusser, viúva e curadora do acervo do filósofo Vilém Flusser (1920-1991). O presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Celso Lafer, estará presente.

Nascido em Praga, atual República Tcheca, Flusser viveu cerca de 30 anos no Brasil, tendo escrito diversos livros, como Língua e realidade (1963), Da religiosidade (1967), Pós-história (1982) e A filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia (1983).

Ele também colaborou com a Revista Brasileira de Filosofia e com os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi professor convidado de filosofia da ciência da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e ajudou a fundar o curso de comunicação social da Fundação Armando Álvares Penteado.