Notícia

CCN News

Senai Cimatec realiza pesquisa nacional sobre Inteligência Artificial

Publicado em 13 agosto 2021

O Senai Cimatec, do sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), vai coordenar uma pesquisa nacional em inteligência artificial com foco na indústria. Trata-se de uma chamada pública que divulgou os nomes dos seis centros de pesquisas envolvidos em evento online. O Cimatec e os parceiros do projeto serão responsáveis, futuramente, pela implementação de uma plataforma digital aberta de ciência de Dados e inteligência artificial para a Indústria 4.0.

A chamada é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.BR e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Cada centro receberá R$ 1 milhão de investimento por ano, por um período de até 10 anos. Empresas parceiras também disponibilizarão o mesmo valor, o que totaliza R$ 20 milhões por Centro.

Atualmente, o Centro de Referência em IA do Cimatec tem, em desenvolvimento, estudos sobre Visão Computacional (processamento de imagens do mundo real por computador), Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), Deep Learning (aprendizagem profunda de máquina), processamento de linguagem natural.

“Muitas pessoas acham que a IA ainda é uma ciência de um futuro distante, mas muitas das tecnologias desenvolvidas já estão presentes no nosso cotidiano, como sistemas de reconhecimento facial, robôs de atendimento ao consumidor, e até estudos sobre ondas de infecção da Covid”, explica o gerente do Centro de Supercomputação do Senai Cimatec, Adhvan Furtado.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Sistema FIEB - Federação das Indústrias do Estado da Bahia Bahia.ba