Notícia

Portal Vermelho

Senado homenageará Patrono da Independência, José Bonifácio (1 notícias)

Publicado em 10 de junho de 2013

Em comemoração aos 250 anos de nascimento do Patrono da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, o Senado Federal realizará, na quinta-feira (13) uma Sessão Especial para comemorar a data. Bonifácio é considerado o brasileiro que lançou as bases da nação e articulou a luta pela independência do país. É considerado símbolo da emancipação política, econômica e social do Brasil.

Abolicionista, favorável à reforma agrária, da educação básica, considerava que "a corrupção se acha onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza". Bonifácio foi membro das principais academias de ciências do planeta, descobriu diversos minerais, foi professor na Universidade de Coimbra e dirigente de algumas das principais indústrias de Portugal e do Brasil.

Pregava, muito antes da ecologia, a exploração "racional" dos recursos naturais, esbravejando contra a destruição das florestas. José Bonifácio via as ciências como fundamentais para o desenvolvimento do Brasil: projetou a criação de universidades, de escolas de minas, de expedições científicas para mapear o território e de sociedades econômicas e científicas.

Bonifácio, acima de tudo, foi um cientista, formado pela Ilustração, e que desdenhava o conhecimento de gabinete. Acreditava numa ciência com sentido propositivo e prático. Para ele, sua condição de cientista o capacitava a encontrar soluções racionais para os problemas enfrentados pelo Estado", explica a historiadora Miriam Dolhnikoff, da Universidade de São Paulo (USP) e autora da biografia recém-lançada José Bonifácio (Companhia das Letras).

"Foi o erudito brasileiro mais respeitado na comunidade científica internacional na época. Por isso, não aceitava compromissos e sofreu preconceito por ser um cientista de renome internacional que também tinha muito poder político", afirmou o o jornalista e cientista político Jorge Caldeira, responsável pela digitalização da obra completa de José Bonifácio, disponível no portal Obra Bonifácio.

"A sua defesa da abolição seguia o mesmo princípio. A escravidão criava uma elite ociosa e violenta e, logo, inculta, obstáculo para o desenvolvimento. Também era responsável pela destruição inútil das matas", diz Miriam. Bateu de frente com os grandes proprietários ao propor que as terras sem cultivo fossem confiscadas pelo governo e vendidas, destinando o dinheiro para os pobres, para que pudessem se incluir socialmente.

Serviço:

Sessão Especial destinada a comemorar 250 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva

Local: Plenário do Senado Nacional

Horário: 17h

Traje: Passeio completo

Confirmação: srpeventos@senado.leg.br/

Mais informações: www.senado.leg.br/relacoes publicas

Telefone: (61) 3303-1993

Da Redação,

com informações da Revista Pesquisa Fapesp