Notícia

SIS Saúde

Seminário Tecnologia Assistiva

Publicado em 03 abril 2012


O Polo Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo realizará, no dia 10 de abril, o seminário “Tecnologia Assistiva”, no Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP) da USP às 14h.

A partir do conceito do Comitê de Ajudas Técnicas, tecnologia assistiva pode ser definida como “área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

Nesse contexto, o evento abordará o panorama da tecnologia assistiva no Brasil por meio de três ângulos: a visão empresarial e mercadológica do setor, o conhecimento científico e acadêmico desenvolvido pela universidade e o cenário político-legal.

O seminário será aberto pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, seguido pela apresentação de Valéria Meirelles Carril Elui, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, que abordará o panorama da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologia assistiva no Brasil e também apresentará protótipos elaborados pelo seu curso.

Entre os apresentadores estão Marcelo Knörich Zuffo, da Escola Politécnica da USP, Eduardo Jorge Valadares Oliveira, do Ministério da Saúde, e Diego Fiori de Carvalho, sócio pesquisador da Innolution/Dfiori.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail iearp@usp.br ou pelo telefone (16) 3602-0368. As vagas são limitadas.

Mais informações: www.iearp.blogspot.com.br/2012/03/seminario-tecnologia-assistiva.html.  


Fonte: Agência FAPESP