Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Seminário Técnico cooperação científica entre FAPESP, Fapesp, Fapemig e Vale

Publicado em 11 maio 2010

Agência FAPESP - A FAPESP realizará, no dia 12 de maio, o Seminário Técnico para Divulgação da Chamada de Propostas lançada no âmbito do Acordo de Cooperação Tecnológica, assinado em 2009 pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados de São Paulo (FAPESP), Minas Gerais (Fapemig) e do Pará (Fapespa) e a Vale S.A.

O objetivo do seminário é aprofundar a discussão sobre os temas e a forma de apresentação de propostas para a chamada que dará apoio à pesquisa científica, tecnológica ou de inovação. O acordo prevê investimentos de até R$ 120 milhões, no total.

As propostas deverão ser apresentadas por pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Pará, em uma ampla gama de áreas do conhecimento, que vão da mineração - incluindo métodos de prospecção mineral por sensoriamento remoto e estudos sobre a formação geológica de cavernas - até a energia, englobando a contabilidade ambiental e as novas rotas de biocombustíveis, passando pelos campos da ecoeficiência e da biodiversidade, além da geotecnia, das pesquisas sobre produtos ferrosos para siderurgia e da antropologia histórica.

O evento será das 9 às 12 horas. Douglas Eduardo Zampieri, membro da Coordenação de Área de Pesquisa para Inovação da FAPESP, e Luiz Eugênio Mello, Diretor do Instituto Tecnológico Vale, farão apresentações sobre os objetivos da chamada, detalhando a demanda de propostas e abrindo espaço para o diálogo como público.

O evento é isento de taxas e os interessados podem se inscrever no site da FAPESP. O seminário será realizado na sede da FAPESP, localizado na rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa.

Mais informações e inscrição: www.fapesp.br/materia/1229/eventos/eventos-realizados-na-fapesp.htm ou pelos telefones (11) 3838-4216 / (11) 3838-4006