O 1° Seminário Nacional sobre o Uso do Jornal como Suporte do Ensino e da Aprendizagem começa amanhã, às 8h, no Teatro Castro Mendes, com a conferência da professora Maria Helena Guimarães de Castro, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).
O evento é organizado pelo Departamento de Educação da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), publicadora dos jornais Correio Popular e Diário do Povo e detentora do portal Cosmo On-Line, em parceria com a cooperativa Educacional acorde, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Prefeitura de Campinas. Já estão inscritas cerca de 300 pessoas, mas ainda é possível fazer inscrição de última hora, antes do inicio da primeira conferência. (veja a programação completa no quadro ao lado)
O tema do seminário, que será "O Professor e a Leitura de Jornal", tem como objetivo principal abrir e consolidar um espaço para a discussão critica a respeito da importância do jornal nos processos de formação dos professores brasileiros.
EXPERIÊNCIAS
Segundo os coordenadores do evento, professores Ezequiel Theodoro da Silva e Hilário Francalanza, o seminário visa aproximar experiências de uso do jornal como instrumento de ensino e de aprendizagem, reunir e partilhar resultados das pesquisas que investigaram o uso do jornal na escola e debater caminhos que possam aumentar a presença da leitura do jornal na vida dos professores brasileiros, principalmente os que lecionam nos ensinos infantil, fundamental e médio.
O evento terá três conferências e quatro mesas-redondas. Além da conferência "O professor e a escola numa sociedade de comunicação", da professora Maria Helena Guimarães de Castro, do Inep, o evento traz o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Canos Vogt, que fala na terça-feira sobre "Jornalismo científico e o magistério". Na quarta-feira, o professor Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), aborda o tema "O professor e a leitura do jornal". As mesas redondas discutirão os seguintes temas: "O jornal enquanto instrumento de educação"; "A aprendizagem da leitura do jornal" e "O jornal e a escola: leituras e projetos e Mídia e Educação".
Notícia
Correio Popular (Campinas, SP)