Notícia

Sebrae SP

Seminário sobre biotecnologia reúne especialistas em Ribeirão Preto

Publicado em 20 junho 2007

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) em Ribeirão Preto, participa de hoje (20/6) a 22/6, o III Seminário Nacional sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia - Oportunidades de Investimentos e Inovações no Brasil. A entidade dá apoio institucional ao evento, realizado em parceria com a Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto (Fipase), Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O seminário tem por objetivo aprofundar as discussões e o conhecimento sobre as oportunidades de desenvolvimento e investimento em Biotecnologia no país, principalmente as com potencial para ganhar o cenário internacional.

Serão discutidos assuntos como transgenia de animais e plantas, alimentos com elementos funcionais, uso da biotecnologia na conservação e restauração do meio ambiente, células-tronco, produção de vacinas e uso da biotecnologia na indústria. No encerramento do evento, uma mesa com representantes de diferentes segmentos envolvidos na implantação no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto será palco de um debate sobre o papel da biotecnologia dentro do parque.

O seminário é uma realização da Fipase - Fundação Instituto Pólo Avançado de Saúde de Ribeirão Preto, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Agência USP de Inovação, Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e tem o patrocínio do Sebrae-SP - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo e Banco do Brasil.

Cerca de 25 especialistas de diversas áreas irão compor mesas temáticas sobre: saúde humana, meio ambiente, marcos regulatórios e incentivos, agrobiotecnologia, biotecnologia industrial, experiências industriais e parques tecnológicos. Entre os presentes estará o pesquisador da Embrapa Rodolfo Rumpf, líder da equipe responsável pelo primeiro clone bovino do Brasil, a bezerra Vitória. Também participa do evento a docente do Instituto de Biociências da USP, pesquisadora de células tronco embrionárias, Lygia da Veiga Pereira que é autora dos livros "Sequenciaram o Genoma Humano... E agora?" e "Clonagem, fatos e mitos".

A pesquisadora Rose Monnerat, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia falará sobre a parceria público-privada. Rose liderou a equipe da Embrapa que, junto com a empresa Bthek Biotecnologia, desenvolveu Bt-horus, um inseticida biológico que combate o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), sem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.

O médico endocrinologista Raul Maranhão, pesquisador do Incor, falará sobre nanopartículas no tratamento do câncer e doenças cardiovasculares. Maranhão desenvolveu o LDE (Low Density Emulsion), uma versão da lipoproteína LDL (uma partícula do colesterol), que é capaz de carregar drogas usadas em quimioterapia e levá-las apenas às células cancerosas, poupando as células sadias dos efeitos do remédio.

A mesa de encerramento do evento irá reunir representantes dos principais segmentos que atuam na implantação do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, mostrando o atual estágio de implantação do parque e a atuação de cada uma das partes dentro do projeto. Paralelamente ao evento, acontece uma exposição de produtos e projetos relacionados com biotecnologia que serão apresentados por empresas, universidades e institutos de pesquisa.

Evento: Seminário Nacional sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia

Data: 20 a 22 de junho de 2007

Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto (Rua Bernardino de Campos, 999

Ribeirão Preto - SP)

Fone: (16) 3911-3250 / 3911-3256

E-mail: debora@fipase.org.br

Inscrições e programação: www.fipase.org.br/biotecnologia