Evento irá discutir temas relacionados à biotecnologia como: meio ambiente, saúde, indústria, agronegócio, marcos regulatórios e o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto
Começa nesta quarta-feira (20),
Na abertura oficial do evento, às 18h30 de quarta-feira (20/06), estarão presentes o prefeito municipal Welson Gasparini; o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman; a presidente da Fipase, Geciane Silveira Porto; o coordenador de biotecnologia e recursos genéticos do CNPq, Sérgio de Castro Lessa; a diretora de inovação da Finep - Financiadora de Estudo e Projetos, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia —, Elaine Baharuth; o gerente geral da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial — ABDI, Clayton Campanhola e o coordenador geral da Agência USP de Inovação, Oswaldo Massambani.
Após a cerimônia de abertura, a professora titular e ex-diretora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adelaide Antunes fará palestra sobre Gestão
O seminário receberá 25 especialistas de diversas áreas irão compor mesas temáticas sobre: saúde humana, meio ambiente, marcos regulatórios e incentivos, agrobiotecnologia, biotecnologia industrial, experiências industriais e parques tecnológicos. Entre os presentes estará o pesquisador da Embrapa Rodolfo Rumpf, líder da equipe responsável pelo primeiro clone bovino do Brasil, a bezerra Vitória. Também participa do evento a docente do Instituto de Biociências da USP, pesquisadora de células tronco embrionárias, Lygia da Veiga Pereira que é autora dos livros "Sequenciaram o Genoma Humano... E agora?" e "Clonagem, fatos e mitos".
A pesquisadora Rose Monnerat, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia falará sobre a parceria público-privada. Rose liderou a equipe da Embrapa que, junto com a empresa Bthek Biotecnologia, desenvolveu Bt-horus, um inseticida biológico que combate o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), sem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.
O médico endocrinologista Raul Maranhão, pesquisador do Incor, falará sobre nanopartículas no tratamento do câncer e doenças cardiovasculares. Maranhão desenvolveu o LDE (Low Density Emulsion), uma versão da lipoproteína LDL (uma partícula do colesterol), que é capaz de carregar drogas usadas em quimioterapia e levá-las apenas às células cancerosas, poupando as células sadias dos efeitos do remédio.
Parque Tecnológico — A mesa de encerramento do evento irá reunir representantes dos principais segmentos que atuam na implantação do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, mostrando o atual estágio de implantação do parque e a atuação de cada uma das partes dentro do projeto. Além da presidente da Fipase, Geciane Silveira Porto, farão parte da mesa o Secretário de Planejamento do Município, Wilson Laguna; um dos coordenadores do Sistema Paulista de Parques, João Evangelista Steiner; e o coordenador da equipe inter-unidades da USP que atua na implantação do parque, Oswaldo Baffa Filho.
Exposição — Paralelamente ao evento, acontece uma exposição de produtos e projetos relacionados com biotecnologia que serão apresentados por empresas, universidades e institutos de pesquisa.
O seminário é uma realização da Fipase — Fundação Instituto Pólo Avançado de Saúde de Ribeirão Preto, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Agência USP de Inovação, CAPES — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e tem o patrocínio do Sebrae-SP - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo e Banco do Brasil.
Realização: Fipase, CNPq, Agência USP de Inovação, Capes e Fapesp
Data:
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto
Rua: Bernardino de Campos, 999, Ribeirão Preto
Fone: (16) 3911-3250 / 3911-3256
E-mail: debora@fipase.org.br
Inscrições e programação: www.fipase.org.br/biotecnologia