Notícia

IG

Seminário reúne em São Paulo representantes de consórcios de bibliotecas digitais de vários países

Publicado em 11 setembro 2007

Agência Brasil

Representantes de consórcios de bibliotecas digitais de 13 países participam, de hoje (11) a quinta-feira (13), em São Paulo, do 2º Seminário de Consórcios de Bibliotecas Ítalo-Ibero-Latino-Americanas (Scbiila). Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo do encontro é debater as experiências e os avanços da oferta de acesso à informação em benefício da educação e da pesquisa mundial.

O seminário é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio da Fundação Conrado Wessel.

Pelo Brasil, a Capes irá apresentar o Portal de Periódicos, criado em 2000, para oferecer banco de informações científicas e tecnológicas. Desde 2004, o portal teve sua coleção ampliada de 3,6 mil para mais de 11 mil revistas de títulos nacionais e internacionais. O acesso passou de sete milhões em 2002 para 47 milhões em 2006, com média atual de 130 mil acessos diários.

A consulta gratuita é oferecida a cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de 188 instituições que possuem programas de pós-graduação recomendados pela Capes.