Notícia

Observatório da Integração Regional

SEMINÁRIO ONLINE |A Disputa Geopolítica Sino-Americana em tempos de CoronaVírus

Publicado em 26 abril 2020

Por Willian Brito

“A tensão sino-americana foi exposta de forma crua em fevereiro, na Conferência de Segurança de Munique, realizada todo ano desde 1963. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o de Defesa, Mark Esper, bateram sem dó no rival, retratado como ameaça ao Ocidente. A China é “a principal preocupação do Pentágono”, disse Esper, com práticas “malignas” que têm na Huawei e no 5G seu “cartão de visitas”. O mundo que se prepare “para uma guerra de alta intensidade”. (Carta Capital, 03/2020).”

A pandemia do Coronavírus tem tudo para ser a crise das nossas vidas. Que soluções estão em cima da mesa? O Coronavírus cria novas tensões entre EUA e China? E como a Tensão EUA-China recria a ordem mundial bipolar neste período de crise global na saúde? O endurecimento de diálogo com os chineses aprofunda ainda mais a crise global?

Esses e outros questionamentos serão abordados pelos convidados especiais do NEEGI (Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração da UNILA) os Professores Dr.ª Fernanda Petená Magnotta e Dr. Lucas Amaral Leite, professores da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em SP, especialistas em Política Externa dos Estados Unidos.

Dr.ª Fernanda Magnotta é doutora e mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP / UNICAMP / PUC-SP). É especialista em Globalização e Cultura (FESP-SP) e Bacharel em Relações Internacionais (FAAP). Seus campos de interesse acadêmico são tradições e ideologias políticas e tomada de decisão dos Estados Unidos. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais na FAAP e atua como membro consultor da Comissão de Relações Internacionais da OAB/São Paulo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1298446475547396

Dr. Lucas Leite é professor da Fundação Armando Álvares Penteado. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUCSP), foi Pesquisador Visitante na Georgetown University, onde fez doutorado-sanduíche (BEPE-FAPESP) com pesquisa sobre História e Política Externa dos Estados Unidos no século XIX e XX.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/1298446475547396

O seminário será transmitido através da Plataforma ZOOM e pelo canal Youtube do Observatório dos BRICS, dia 28/04/2020 às 15:00 horas.

O link para acesso pelo ZOOM é: https://us02web.zoom.us/j/89909519357

Link para acesso pelo Youtube: https://youtu.be/Sor5KxUPEb0

Toda a comunidade acadêmica da UNILA, da FAAP e interessados estão convidados a participarem conosco deste evento online.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Observatório da Geopolítica Energética Observatório dos BRICS