Notícia

FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos

Seminário na Finep marca lançamento de anuário sobre combustíveis renováveis

Publicado em 05 agosto 2014

Na próxima terça-feira, 12/8, a Finep promove o seminário de lançamento do anuário World Directory of Advanced Renewable Fuels and Chemicals, em sua sede no Rio, das 14h30 às 18h30. O evento é aberto ao público, e é preciso se inscrever, sem custos, com Viviane ou Ana Carolina, nos telefones (11) 3124-1517 e (11) 99450-5979. As vagas são limitadas ao espaço do ambiente.

 

A publicação - a primeira do gênero no Brasil - é uma iniciativa da Elabora Consultoria, encabeçada por João Furtado, professor da USP e diretor da empresa. Foram dedicados três anos de pesquisa para compreender o potencial das alternativas de produção de biocombustíveis e de bioquímicos avançados de origem renovável. O trabalho envolveu o levantamento de tecnologias  e projetos em escala global, que resultou em um volume que traz informações  sobre 250 iniciativas de 28 países,  envolvendo mais de 600 parceiros, entre empresas, usuários intensivos de energia, fundos de investimento, universidades, ICTs e governos.

 

O seminário contará com dois painéis de discussões sobre o tema: um com representantes de empresas do setor (Braskem, Granbio, Nonozymes, Oxiteno, Petrobras), e outro com a participação de instituições de fomento e de pesquisa (Finep, BNDES, CNPEM e Fapesp), que apoiaram a publicação e são importantes atores institucionais nos segmentos contemplados no anuário.

 

Segundo Caio Mazzi, gerente do Departamento de Energia e Tecnologias Limpas da Finep, “trata-se de uma iniciativa de grande valor. A Finep não somente patrocina essa publicação, como disponibiliza diversos instrumentos de apoio financeiro ao setor, além de liderar outras iniciativas importantes, como os programas PAISS Industrial e, mais recentemente, PAISS Agrícola. Como não poderia deixar de ser, alguns dos projetos apoiados pela financiadora fazem parte do levantamento publicado nesse volume."

 

Programação:

 

14h30: Abertura – Fernando Ribeiro, diretor de Inovação da Finep

15h: Painel 1 – Empresas e suas visões e estratégias para o desenvolvimento sustentável (Braskem, Granbio, Nonozymes, Oxiteno, Petrobras)

16h30: Painel 2 – Instituições de fomento e pesquisa – Programas e instrumentos de apoio Finep, BNDES, CNPEM e Fapesp)

18h: Apresentação do anuário

Inscrição grátis: tels (11) 3124-1517 e (11) 99450-5979.

Local: Espaço Pilotis – Praia do Flamengo, 200, Rio de Janeiro

(5/8/2014)