Evento reúne experiências de cinco países e ocorre de maneira presencial, gratuita e com tradução simultânea na Fundação Carlos Chagas
O fim da emergência de saúde pública internacional causada pela covid-19 completará um ano em maio de 2024. Mas os efeitos da pandemia sobre a saúde, a economia e especialmente a educação ainda podem ser sentidos, com inúmeros desafios para a superação de desigualdades. Para ampliar o debate sobre as respostas educacionais ao período pandêmico em diferentes contextos, a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Carlos Chagas promovem o seminário internacional Desigualdades Educacionais no Contexto da Pandemia, entre os dias 19 a 21 de fevereiro de 2024, na sede da Fundação Carlos Chagas em São Paulo.
As inscrições estão abertas até o dia 08 de fevereiro pelo formulário disponível neste link.
O evento terá representantes de Brasil, Austrália, Bélgica, França e Marrocos, que apresentarão pesquisas sobre os temas abandono escolar, experiências periféricas, escolarização em zonas rurais, desigualdades de aprendizagem, o uso de tecnologias e perspectiva de professores e familiares. Os estudos são parte do projeto Desigualdades educacionais no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para políticas públicas, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no âmbito do edital UN-Research Roadmap COVID-19.
Os resultados apresentados contribuem para discussões de políticas públicas ligadas à redução de desigualdades na educação e ao enfrentamento de novas crises sanitárias.
Confira a programação e os palestrantes abaixo.
19 de fevereiro | Dia 01 10h – Café de boas-vindas
11h – Abertura
Lúcia Villas Bôas (Diretoria-vice-presidência da Fundação Carlos Chagas)
Sandra Unbehaum (Coordenadoria de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)
Marília Pinto de Carvalho (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/USP – Coordenadora do projeto)
11h30 – Abandono escolar no contexto da pandemia: persistentes desafios no enfrentamento das desigualdades educacionais
Amélia Artes (Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)
Thais Gava (Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas)
13h – Almoço
14h – A pandemia como período de ruptura: as experiências estudantis na periferia de São Paulo
Cinthia Torres Toledo (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp)
15h30 – Encerramento do primeiro dia
20 de fevereiro | Dia 02 9h – Recepção
9h30 – Impacto da COVID-19 na escolaridade e não escolaridade nas zonas rurais de Marrocos
Youssef Nait Belaid (Mohammed V University – Marrocos)
Khalid Derkaoui (Mohammed V University – Marrocos)
11h – Intervalo
11h30 – Crise sanitária da covid-19 na Federação Valónia-Bruxelas – uma oportunidade para repensar as desigualdades escolares e de aprendizagem?
Elsa Roland (Université Libre de Bruxelles – Bélgica)
13h – Almoço
14h – Desigualdades educacionais e impactos pós-pandêmicos: perspectivas de professores e familiares
Susanne Gannon (Western Sidney University – Austrália)
Loshini Naidoo (Western Sidney University – Austrália)
Jacqueline D’warte (Western Sidney University – Austrália)
15h30 – Encerramento do segundo dia
21 de fevereiro | Dia 03
9h – Recepção
9h30 – A escola em tempos de covid: um estudo sobre os efeitos da pandemia na escola, nos professores, nos pais de alunos em contexto francês
Filippo Pirone (Institut National Supérieur du Professorat et de l’Education de l’Académie de Créteil – University Paris-Est Créteil – França)
Keyla Santana Pereira (Université de Bordeaux – Bélgica)
11h – Intervalo
11h30 – Assegurar a continuidade da educação: o uso da internet e atitudes dos professores durante o lockdown na França
Nicolas Guirimand (Department of Education – CIRNEF Laboratory – University of Rouen – França)
Filippo Pirone (Institut National Supérieur du Professorat et de l’Education de l’Académie de Créteil – University Paris-Est Créteil – França)
Gabriela Valente (Unité Mixte de Recherche Éducation, Formation, Travail et Savoir/UMR EFTS – Université Toulouse Jean Jaurès – França)