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Seminário Internacional na USP discute reverberações da cena artística de Dacar (3 notícias)

Publicado em 11 de setembro de 2024

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Entre os dias 16 e 19 de setembro, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP e o projeto Link’ArtAfricas promovem o I Seminário Internacional Afluências nas Artes desde Dacar, evento que debate as manifestações e influências da capital senegalesa na arte contemporânea. O encontro acontece durante a III Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica e conta com o apoio do Consulado Francês de São Paulo.

Ao longo dos quatro dias de evento, o público é convidado a participar de mesas de apresentação, cine-debates e conferências, além de visitar ateliês e exposições. O evento é multilocal, acontecendo em diversos pontos, e a programação completa pode ser conferida no site, em português ou francês. Na USP, os encontros iniciais terão lugar, nos dias 16 e 17, no Auditório Aurora Furtado, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721 bloco B, Sala 15, Butantã, São Paulo. As inscrições ficarão abertas até a data do evento ou até que as 50 vagas sejam preenchidas.

“O evento ocorre na USP e irradia-se para interlocuções com um formidável coletivo de artistas negros da capital paulista. Pretendemos sinalizar a necessidade de estudos para compreender a complexidade do pensamento artístico, da criação e do que se discute e se disputa hoje na sociedade senegalesa. Também nos interessa chegar a segmentos da sociedade que, embora bastante interessados, não têm acesso devido a desigualdades estruturais que obstruem os percursos, sobretudo na intersecção raça e economia, como ocorre com os artistas e intelectuais negros e negras, mesmo com grande capacidade criativa e de formulação teórica”, diz Denise Barros, pesquisadora responsável pelo Link’ArtAfricas e uma das coordenadoras do evento. 

O Link’ArtAfricas Do coração das guerras à estética da plasticidade: criação e engajamento no pensamento artístico em contextos africanos dos anos 1980 aos nossos dias é um projeto temático financiado pela Fapesp entre 2023 e 2028.  “[O projeto] surgiu de um grupo de estudos, reunido a partir do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) da USP. Quando a chamada da Fapesp saiu, já contávamos com mais de um ano de trabalho e a esse grupo se somaram colegas tanto da USP como de outros estados”, relata a pesquisadora.

As influências de Dacar

Dacar é a capital do Senegal, país da África Ociedental e ex-colônia francesa. Em 1966, foi sede do primeiro Festival Mundial das Artes Negras. “A capital senegalesa tornou-se, ao longo do tempo, um território artístico essencial. Dacar é um centro efervescente de criação artística contemporânea. Hoje, além de ateliês e espaços de criação e das várias galerias de arte de porte internacional, formaram-se coletivos de artistas, espaços de arte muito diversos e um dinamismo crescente de arte pública. Pretendemos observar, a partir do Senegal, as interconexões entre espaços locais, regionais, continentais e mundializados das artes”, explica Denise.

Desde 1996, a cidade também recebe a Dak’Art – Biennale de l’Art Africain Contemporain, grande exposição bienal de arte contemporânea que reúne artistas de todo o mundo para apresentar e discutir a arte contemporânea africana. Neste ano, a Biennale de Dakar será realizada de 7 de novembro a 7 de dezembro. Inicialmente previsto para acontecer entre maio e junho, o evento precisou ser adiado devido a problemas de logística ocasionados pela instabilidade política no país após as eleições presidenciais, que ocorreram em março. 

A professora do MAE Rosa Vieira, que também coordena o Seminário, conta que muitas das peças do acervo do museu foram adquiridas em Dacar por Marianno Carneiro da Cunha, pesquisador da USP que por dois anos atuou como professor temporário na Universidade Obafemi Awolowo, em Ifé, na Nigéria. 

“Durante este período, ele realizou algumas viagens para outras cidades da região. Mesmo não sendo originários de povos situados no que hoje é o Senegal, alguns artefatos foram adquiridos, por exemplo, em Dacar. Em muitas fichas catalográficas do MAE, o local de compra escrito é Dacar. Isso me chamou a atenção e reforça este lugar de Dacar como um polo histórico e muito interessante de circulação da arte africana”, opina a professora. 

Mais informações: linkartafricas@gmail.com

SERVIÇO

I Seminário Internacional Afluências nas Artes desde Dacar

Evento multilocal

Data: 16 a 19 de setembro de 2024 

Vagas limitadas

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