Notícia

Anpei - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras

Seminário Inova São Paulo será dia 29 de novembro, na capital paulista

Publicado em 21 novembro 2011

Será realizado no dia 29 de novembro, às 9h30, no Auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, no bairro da Lapa, na capital paulista, o Seminário Inova São Paulo: Rede Paulista de Propriedade Intelectual (PI) e Transferência de Tecnologia (TT). O evento é coordenado pelo Projeto Inova São Paulo, que conta com a participação de universidades paulistas estaduais e federais, além de centros de pesquisas.

O objetivo principal do seminário é dar início ao processo de consolidação de uma rede, sem fins lucrativos, que se chamará Rede Paulista de PI e TT. A rede será voltada ao fortalecimento de iniciativas que visem à proteção da propriedade intelectual, a geração e a transferência de tecnologia e a promoção da inovação no Estado de São Paulo. O seminário é direcionado a profissionais de núcleos de inovação tecnológica ou de departamentos ligados à inovação de instituições científico-tecnológicas (ICTs) paulistas, públicas e privadas.

A conferência de abertura do Seminário Inova São Paulo será feita por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, e por Roberto de Alencar Lotufo, diretor da Inova Unicamp. Serão realizadas ainda duas mesas-redondas. A primeira, "Como fortalecer o sistema de inovação e de propriedade intelectual do Estado de São Paulo", terá a participação de Aurílio Sérgio Costa Caiado, diretor Técnico de Políticas Sociais da Fundap, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, e Naldo Medeiros Dantas, secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

A segunda mesa-redonda, "Experiências e resultados do Projeto Inova São Paulo", contará com Roberto de Alencar Lotufo, diretor da Inova Unicamp, Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação, Helio Kiyoshi Takahashi, coordenador do Núcleo de Propriedade Intelectual da Unifesp, Tenente Coronel César Augusto O"Donnell Alván, chefe do Núcleo de Inovação Tecnológica do DCTA, José Arana Varela, diretor da Agência Unesp de Inovação, Fernando Landgraf, diretor de Inovação do IPT, e Paulo Ignacio Fonseca de Almeida, diretor da Agência de Inovação da UFSCar e da FAI. Elza Fernandes de Araújo, assessora adjunta de Inovação da Fapemig, falará sobre a "Rede Mineira de PI - Experiências e Resultados".

Mais informações e inscrições: www.seminario.inovasaopaulo.org

(Com informações da Agência Fapesp)