Notícia

O Vale online

Seminário discute novos combustíveis ao setor de aviação

Publicado em 29 novembro 2011

A busca das companhias aéreas por alternativas de combustível sustentável para aviões é tema de um seminário a ser realizado hoje e amanhã em São José.

O encontro é promovido pela DCA-BR (Organização Brasileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronáutica) e reúne palestrantes de entidades, instituições de ensino e empresas do setor, entre elas Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Embraer.

"Pretendemos reunir indústria, governo, produtores, agências reguladoras e o público, para promover um amplo fórum de discussão sobre o assunto. O Brasil, cujos bem sucedidos programas de etanol e biodiesel são referência mundial, tem excelentes condições de liderar o multibilionário mercado global de biocombustíveis para a aviação", disse o coordenador do evento, José Luiz Belderrain.

Parceria. A substituição dos combustíveis derivados do petróleo por alternativas sustentáveis tem feito a Embraer fechar parcerias para fomentar o desenvolvimento dessa tecnologia.

No final de outubro, Embraer, Boeing e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), firmaram acordo para financiar pesquisas nesse segmento.

A fabricante de aeronaves de São José ainda está envolvida em outros quatro projetos envolvendo biocombustível para aeronaves.

O seminário será realizado no Novotel das 9h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3203-2134.