Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Seminário discute causas e impactos dos eventos extremos no Brasil

Publicado em 18 novembro 2009

As causas e consequências das fortes chuvas e inundações no Sul, Norte e Nordeste e da seca no Sul serão analisadas no seminário "Eventos Extremos no Brasil: Causas e Impactos", no dia 26 de novembro, às 8h30, na Escola Politécnica da USP. O seminário é uma realização do IEA, da Fundação Bunge, do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).

Inundação em Santa Catarina em 2008 Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP), coordenador do INCT-MC e do PFPMCG, fará a palestra de abertura, abordando o tema "Mudanças Climáticas e seus Impactos em Áreas Estratégicas para o Brasil". Os outros expositores serão Gilberto Diniz, da Universidade Federal de Pelotas, Reinaldo Haas, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Antônio Ocimar Manzi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O seminário será coordenado por Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP).

LANÇAMENTO - Após o debate serão apresentados o livro e o documentário "Conhecer para Sustentar: Um Novo Olhar sobre o Vale do Itajaí", realizações da Fundação Bunge. O documentário, produzido pela Pequi Filmes, reúne depoimentos de geólogos, biólogos, meteorologistas, climatologistas, historiadores, autoridades governamentais e comunidade em prol de uma reflexão crítica da ocupação do espaço do Rio Itajaí-Açu, além de sugestões para o futuro. O livro contém reportagens de Simone Fonseca e Lalo de Almeida e relembra o contexto histórico e geográfico das fortes chuvas na região e também relato do ocorrido e a imediata mobilização de socorro às vítimas, estratégias de reconstrução e propostas para uma forma sustentável de desenvolvimento urbano.

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Edifício Eng. Mário Covas (sede da Administração da Escola Politécnica), Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo (localização: www.pro.poli.usp.br/mapa/mapa_poli_view) Via web: transmissão em www.iptv.usp.br Inscrições: www.iea.usp.br/inscricao/form4.html Informações: Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

PROGRAMAÇÃO

8h30 RECEPÇÃO AO PÚBLICO

9h ABERTURA

9h30 MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS IMPACTOS EM ÁREAS ESTRATÉGICAS PARA O BRASIL Carlos Nobre (Inpe, IGBP, PFPMCG e INTC-MC)

10h10 SECA NO SUL DO PAÍS Gilberto Diniz (Universidade Federal de Pelotas)

10h30 CHUVAS, CHEIAS E DESLIZAMENTOS EM SANTA CATARINA Reinaldo Haas (Universidade Federal de Santa Catarina)

10h50 CHEIAS E INUNDAÇÕES NO NORTE E NORDESTE Antônio Ocimar Manzi (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)

11h10 DEBATE Coordenador: Jacques Marcovitch (FEA)

12h LANÇAMENTO DO LIVRO E DO DOCUMENTÁRIO "CONHECER PARA SUSTENTAR: UM NOVO OLHAR SOBRE O VALE DO ITAJAÍ"

Fonte: IEA - Instituto de Estudos Avançados-USP